Notícia

Tomate: alimento benéfico para a saúde

28 abril 2014

28 abril 2014

Além de dar cor e sabor a diversos pratos da nossa culinária, como saladas, molhos e sopas, o fruto protege contra câncer e doenças cardiovasculares.

Presença garantida na mesa da maioria dos brasileiros, o tomate é um ingrediente fundamental para incrementar saladas, molhos, sopas e uma infinidade de pratos da nossa culinária. Mas, além disso, ele desempenha outro importante papel: o de fator de proteção contra doenças cardiovasculares e câncer.

 

Isso se deve ao fato de o fruto ser uma rica fonte de substâncias antioxidantes, como vitaminas E e C, e, principalmente, licopeno – pigmento responsável pela cor dos tomates vermelhos, que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o câncer, em especial, o de próstata. Estudos também têm mostrado que o consumo regular do tomate ajuda a reduzir depósitos de placas de gorduras nas artérias e doenças cardiovasculares.

 

Saiba, porém, que quando você come o tomate cozido vai aproveitar melhor o licopeno. Isso acontece porque o processamento térmico é determinante para o aumento do potencial antioxidante. É por isso que produtos derivados do fruto (molhos, extratos, entre outros) apresentam teor mais elevado do licopeno, já que a temperatura o torna mais disponível.

 

No Brasil, estima-se que há cerca de 50 variedades cultivadas, que são classificadas de acordo com o formato, a coloração, a durabilidade e a apresentação, além de possuir indicação para mesa ou mercado ou para industrialização.

 

Em formatos redondos, ovais ou ovais alongados, os tomates podem atingir diversas cores, mas os laranjas e amarelos não são comuns no nosso país. Aqui, predominam os vermelhos, que ganham a coloração amarelada apenas quando submetidos a altas temperaturas.

Confira na galeria os tipos mais comuns de tomate encontrados no Brasil.


Imprimir Enviar a um amigo