A Vitamina C previne infecções, auxilia na absorção do ferro e ajuda a combater o estresse. Esses são apenas alguns benefícios que a Vitamina C traz ao organismo. E muita gente recorre à suplementação diária desse nutriente com o intuito de usufruir deles e também de se prevenir contra gripes e resfriados.
Porém, a suplementação de Vitamina C não tem eficácia sobre quem está em condições normais de saúde. É isso mesmo! A ingestão adicional desse nutriente só é recomendada em casos especiais, como para fumantes, atletas, pessoas expostas ao frio intenso e aquelas com saúde debilitada ou em tratamento pós-cirúrgico.
Ou seja, ao consumir suplementos de Vitamina C você só onera o bolso e sobrecarrega os rins com altas doses sem necessidade. Tenha então em mente: é nos alimentos, mais precisamente nas frutas e nos vegetais, e não na farmácia, que você encontra toda a Vitamina C necessária para o bom funcionamento do organismo. E, para evitar que vitaminas e outros nutrientes presentes nos alimentos se percam, fique de olho em nossas dicas:

- Descasque com cuidado. Perdem-se nutrientes ao se retirar uma casca muito grossa, já que ali há mais vitaminas do que no centro. O mesmo acontece quando se eliminam as folhas exteriores de algumas hortaliças verdes.
- Não deixe de molho por muito tempo. Prepare verduras e frutas com a menor antecedência possível.
- Aproveite a água do cozimento. Parte dos nutrientes fica na água do cozimento. Reduza as perdas colocando os alimentos já em água fervendo. E não jogue a água fora: use para fazer sopa ou arroz.
- Prefira a panela de pressão. Como o tempo de cozimento é menor, há maior aproveitamento nutritivo dos alimentos. Cozinhar no vapor também é uma ótima opção para evitar a perda de vitaminas e de sais minerais.
- Se triturar, consuma rápido. Quando trituramos, há perda de vitaminas. Isso porque uma grande quantidade de oxigênio entra no alimento. Por isso, consuma purês ou sucos de fruta logo após serem preparados.
- Pode sim usar o micro-ondas. A rapidez com que os alimentos são cozidos no micro-ondas permite que os valores nutricionais não sejam prejudicados. E atenção: a radiação não produz efeitos nocivos sobre os alimentos.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).