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Vitamina C: vale a pena investir em suplementos?
Ela é essencial para o bom funcionamento do organismo. Porém, na medida certa. Então, fique atento antes de sair comprando comprimidos efervescentes por aí. 
18 outubro 2017 |
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A Vitamina C previne infecções, auxilia na absorção do ferro e ajuda a combater o estresse. Esses são apenas alguns benefícios que a Vitamina C traz ao organismo. E muita gente recorre à suplementação diária desse nutriente com o intuito de usufruir deles e também de se prevenir contra gripes e resfriados. 
 
Porém, a suplementação de Vitamina C não tem eficácia sobre quem está em condições normais de saúde. É isso mesmo! A ingestão adicional desse nutriente só é recomendada em casos especiais, como para fumantes, atletas, pessoas expostas ao frio intenso e aquelas com saúde debilitada ou em tratamento pós-cirúrgico. 
 
Ou seja, ao consumir suplementos de Vitamina C você só onera o bolso e sobrecarrega os rins com altas doses sem necessidade. Tenha então em mente: é nos alimentos, mais precisamente nas frutas e nos vegetais, e não na farmácia, que você encontra toda a Vitamina C necessária para o bom funcionamento do organismo. E, para evitar que vitaminas e outros nutrientes presentes nos alimentos se percam, fique de olho em nossas dicas:

frutas-legumes-vitaminaC

  • Descasque com cuidado. Perdem-se nutrientes ao se retirar uma casca muito grossa, já que ali há mais vitaminas do que no centro. O mesmo acontece quando se eliminam as folhas exteriores de algumas hortaliças verdes. 
  • Não deixe de molho por muito tempo. Prepare verduras e frutas com a menor antecedência possível. 
  • Aproveite a água do cozimento. Parte dos nutrientes fica na água do cozimento. Reduza as perdas colocando os alimentos já em água fervendo. E não jogue a água fora: use para fazer sopa ou arroz. 
  • Prefira a panela de pressão. Como o tempo de cozimento é menor, há maior aproveitamento nutritivo dos alimentos. Cozinhar no vapor também é uma ótima opção para evitar a perda de vitaminas e de sais minerais. 
  • Se triturar, consuma rápido. Quando trituramos, há perda de vitaminas. Isso porque uma grande quantidade de oxigênio entra no alimento. Por isso, consuma purês ou sucos de fruta logo após serem preparados. 
  • Pode sim usar o micro-ondas. A rapidez com que os alimentos são cozidos no micro-ondas permite que os valores nutricionais não sejam prejudicados. E atenção: a radiação não produz efeitos nocivos sobre os alimentos.

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