Guia de compras de Vinhos: dicas para não errar na escolha

Evite garrafas armazenadas em pé. A rolha pode ressecar e o oxigênio entra mais rápido na garrafa, o que pode provocar a oxidação do produto.
Dê preferência a vinhos tintos com safras de até um ano.
Não compre se a garrafa estiver pegajosa. Isso é indicativo de que o vinho foi mal conservado ou que a rolha ressecou e permitiu que parte dele vazasse.
Observe o nível do vinho dentro da garrafa. Normalmente, as garrafas são preenchidas até acima do início do gargalo. Se o nível estiver muito baixo, é sinal de que alguma coisa errada aconteceu.
A rolha deve estar alinhada ou um pouco abaixo da "boca" da garrafa. Não compre se a rolha estiver saltada. Isso normalmente acontece quando há fermentação dentro da garrafa.
Além do dióxido de enxofre, alguns fabricantes adicionam o sorbato de potássio. Prefira os produtos sem esse aditivo. Vinhos que obedecem aos padrões de qualidade não precisam dele.
Opte por um estabelecimento que ofereça uma boa variedade de vinhos e alta rotatividade, desta forma, são menores as chances de comprar um vinho armazenado de maneira inadequada.
Fique atento! Preço não é sinônimo de qualidade.