Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Gatos têm medo de pepino?
Afinal, porque um simples alimento pode assustá-los tanto? Entenda os motivos 
06 março 2018 |
gato-assustado

Não é de agora que circulam pela internet vários vídeos nos quais se vêm gatos extremamente assustados com pepinos. Nesses vídeos, o pepino é colocado atrás do gato, no momento em que ele está comendo, naturalmente um momento vulnerável.

Existem diferentes teorias para explicar a razão de tanto pavor. Umas dizem que a raiz deste comportamento tem a ver com o "medo do desconhecido". Ou seja, o bichano sempre levará um baita susto quando algo que ele nunca viu invada o seu espaço sem que ele se dê conta, o que é ainda mais pronunciado na posição de “comer”, quando o gato abaixa a cabeça e está relaxado.

gato-susto-pepino

Ou seja, o gato ficaria igualmente surpreendido se encontrasse uma banana, um abacaxi, um urso de pelúcia, ou qualquer coisa que nunca viu e que tenha invadido o seu espaço sem que ele percebesse. 

Outra teoria é a do "medo do predador", que diz que a reação dos felinos perante os pepinos está diretamente relacionada com o medo que lhes pode gerar enfrentar predadores naturais, como as serpentes.

Teorias à parte, que tem gato conhece bem o instinto curioso desse animal, que gosta de investigar tudo ao mesmo tempo em que preza por um meio controlado onde qualquer coisa (objeto, som, cheiro, etc.) que seja desconhecido pode representar um perigo iminente.

Por mais engraçado que possa parecer, assustar o seu gato não é algo positivo para ninguém.

Além do fato do seu animal de estimação deixar de se sentir seguro em casa, assustá-lo enquanto come pode colocar em risco a sua saúde.

O bichano pode ainda se machucar, quebrar coisas ou até entrar em estado de estresse prolongado, algo que não é bom para nenhum ser vivo e muito menos para os felinos que são por natureza desconfiados e assustadiços. 

Então, já sabe: se você ama o seu gato, não brinque dessa forma com ele.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Leia também

ovos-proteina
lexotan
abertura
arsenio-no-arroz

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.