Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Conheça a cadeirinha cinco estrelas
Um dos sete modelos testados recebeu nota máxima em segurança. Em contrapartida, o mais caro foi mal avaliado. 
08 dezembro 2016 |

Esta foi a sexta vez que avaliamos dispositivos de retenção infantil, também conhecidos como bebês-conforto ou cadeirinhas de bebê, mas só agora encontramos um produto com cinco estrelas em segurança. O Cosco Moove é o primeiro modelo da América Latina a receber nota máxima nesse critério, em  especial por seu ótimo  desempenho nos testes de  impacto frontal e lateral. Ele, inclusive, é mais barato que a pior cadeirinha avaliada, a Lenox Caracol com base, que não se saiu bem no teste de colisão lateral.

Mesmo com falhas em alguns produtos, destacamos que é fundamental que você leve a criança de carro dentro de um sistema de retenção adequado. Existem quatro grupos de cadeirinhas e o que importa, na hora da compra, é a indicação de peso e altura da criança a ser transportada.

Base da Lenox Caracol foi danificada na análise de colisão frontal 

A primeira avaliação é a de colisão frontal a uma velocidade de 64 km/h. Os modelos Cosco Moove, Prime Baby Journey e Lenox Caracol (sem base) foram considerados muito bons, já que, com elas, o boneco que simula o corpo de um bebê não sofreu nenhum dano durante o ensaio. Já o bebê-conforto Lenox Caracol, quando avaliado com a base instalada, não passou de aceitável. Sem falar que a base ficou danificada após a colisão.

base_lenox
Durante a colisão frontal, a base da cadeirinha Lenox Caracol (à esquerda) foi danificada.  

Na sequência, as cadeirinhas passaram pelo teste de impacto lateral, com uma velocidade de 28 km/h. Essa avaliação não é exigida para obtenção do selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Mas, para nós, ela é fundamental. 

No ensaio com a Lenox Caracol com base, a cabeça do boneco se chocou contra a porta do carro. Houve ainda forte aceleração da cabeça e do tórax, resultando numa avaliação muito ruim para esse produto. Quando avaliado sem a base instalada, o Lenox Caracol teve uma pequena melhora, porém ainda foi considerado ruim, assim como o modelo Burigotto Touring Evolution.

burigottoimpacto-lateral
Os modelos Burigotto Touring Evolution SE (acima) e o Lenox Caracol sem a base (abaixo) permitiram o contato da cabeça do boneco com a lateral da porta do veículo.

Os modelos Lenox Cozycot e Tutti Baby Nino tiveram desempenho aceitável. As melhores notas nessa avaliação foram dos produtos Cosco Moove e Prime Baby.

Na avaliação total de segurança, os modelos Burigotto Touring Evolution SE, Tutti Baby Nino e Lenox Caracol, sem base, tiveram avaliação aceitável. Já a Lenox Caracol, com base, foi considerada muito ruim. Este produto só é vendido no Brasil com a peça, portanto, não é indicado para a compra. Caso você tenha comprado esse modelo, use-o sem o acessório.

cadeirinhabebe

 Manuais, em geral, são ruins 

De forma geral, a maioria dos manuais avaliados foi considerada ruim. Só o Burigotto Touring Evolution SE foi considerado aceitável. O texto do manual desse produto tem qualidade e não é muito extenso. As figuras são claras e os pontos importantes são destacados em vermelho. Ele peca, contudo, por não apresentar instruções de limpeza, que são exigidas por norma técnica. 

Nas etiquetas, contudo, faltam informações de segurança e de orientações que facilitem a correta instalação dos dispositivos. Por isso, os produtos foram considerados ruins ou muito ruins. A cadeirinha Prime Baby Journey é a única que tem etiqueta que orienta o consumidor a não instalá-la em assentos equipados com airbag, embora esteja em inglês. Essa informação é essencial, pois, em caso de colisão, o dispositivo pode sufocar a criança ao inflar.

Na Lenox Caracol, há a informação de que o bebê-conforto deve ser colocado do lado direito ou no centro do banco traseiro. Porém, não alerta que a instalação no centro só deve ser feita em carros com cinto de três pontos. No Lenox Cozycot, não há recomendação para evitar que as tiras do cinto do veículo fiquem torcidas. E esse é um dos erros mais comuns durante a instalação.

Somente um modelo atingiu nota máxima em segurança

Ao final de nossas análises, a cadeirinha Cosco Moove foi considerada a melhor do teste, por ser a única a atingir cinco estrelas. Se optar por ela, que também é a escolha certa, em vez da Lenox Caracol, a mais cara de todas, poderá economizar até R$ 304, se considerarmos os preços mínimos. E ainda levará para casa um produto seguro para sua criança.

 tabela-cadeirinhas

img-coscomoove 
O modelo Cosco Moove foi o primeiro produto da América Latina a receber cinco estrelas no critério segurança.  


Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2205 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3800 (de celular).

 

Leia também

apple
remédios
comida

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.