Notícia

Escolha o carro novo com cautela

27 novembro 2012

27 novembro 2012

Adquirir um 0 km está a cada dia mais fácil. Mas, para acertar na compra, descubra o seu perfil de uso.

Para fazer um bom investimento, defina sua real necessidade: se é para uso individual ou para toda a família, se transportará muitas pessoas, se usará no asfalto ou em estradas de terra, se fará viagens frequentes ou percorrerá longos trajetos, se carregará equipamentos pesados ou mesmo se precisará de reboque. Após comparar as condições de conforto, segurança e dirigibilidade entre os modelos e avaliar a opinião de outras pessoas que possuem o veículo de seu interesse, é hora de planejar o orçamento familiar para essa despesa. E, só então, procure a concessionária de sua preferência e negocie. Dessa forma, você fará uma compra consciente e rodará numa boa por aí.

Fique atento à forma de pagamento

Sempre que possível, compre à vista, assim você foge dos juros. Se puder dar apenas uma entrada, o financiamento só valerá a pena se houver uma boa negociação – nesse caso, o segredo é pagar o máximo que puder de entrada e reduzir consideravelmente o parcelamento. Fique atento aos "juros zero", já que o valor à vista deve ser o mesmo do valor financiado (geralmente, os juros já estão inclusos nas parcelas).

Se optar pelo leasing, há a vantagem de pagar parcelas menores, mas o automóvel fica em nome do banco até o final do pagamento. Caso haja atraso nas parcelas, a instituição pode confiscar o bem. E se escolher adquirir através de um consórcio, você só terá posse das chaves quando for sorteado.

Para evitar problemas com a entrega do veículo, informe-se sobre o histórico do local onde está comprando o veículo e se há queixas de outros consumidores (inclusive nos serviços de proteção ao consumidor). Leia atentamente o contrato e exija que o prazo seja cumprido. Se isso não acontecer, você pode requerer um automóvel equivalente, o cumprimento forçado da entrega ou, ainda, a devolução dos valores pagos (inclusive dos juros) com correção monetária.


Imprimir Enviar a um amigo