Notícia

Como comprar seu carro novo

24 setembro 2012

24 setembro 2012

A PROTESTE preparou várias dicas para orientar os consumidores na hora de comprar um carro zero e aproveitar o IPI reduzido. Confira:

Muitas pessoas estão aproveitando o desconto no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para comprar seu carro zero, a redução do imposto beneficia principalmente os compactos populares equipados com motor 1.0, estes modelos não pagam a taxa. Para escolher o seu e aproveitar os descontos você precisa definir primeiramente quais são suas necessidades, marca e modelo de sua preferencia e ficar atento às versões de motor, acessórios e opcionais oferecidos.

Para os jovens o ideal são os carros compactos e econômicos, para as famílias os modelos Sedan e Station Wagonoferecem mais espaço e conforto para os passageiros. As Pickups e Mini Vans são indicadas para uso comercial no transporte de passageiros e bagagens ou também para famílias grandes que costumam viajar com frequência.

Ao determinar suas necessidades pesquise sobre os veículos que chamaram sua atenção quanto a conforto, segurança e dirigibilidade e procure as informações abaixo sobre o modelo:

Preço médio – é fundamental que saiba o preço médio do veículo para não pagar um preço acima da média. Esse preço pode ser pesquisado na internet, revistas e nas concessionárias.

Acessórios – é importante ter uma noção de valores que a revendedora cobra no acréscimo de acessórios.

Versões – evite séries especiais e cores chamativas, estes tendem a ter uma desvalorização maior do que o normal e uma revenda mais difícil.

Depois de verificar todos os detalhes do veículo escolhido e realizar o test drive é hora de fechar o negócio. O mais comum é comprar o veículo na concessionária, mas também existe a opção de comprar o carro novo na internet. Algumas montadoras disponibilizam uma ferramenta onde é possível montar o veículo com todos os acessórios que deseja, sendo possível ver como ficou o carro de sua escolha.

É importante pesquisar em diversos sites e concessionárias o valor e os modos de negociação para chegar ao melhor preço para adquirir o seu carro novo.

Confira  na tabela abaixo como funciona o IPI reduzido:

Modelo

Origem

Redução do Desconto

Carro 1.0

Brasil, Mercosul, México

De 7% para zero

Carro 1.0

Importado

De 37% para 30%

Carro de 1.0 até 2.0 flex

Brasil, Mercosul, México

De 11% para 5,5%

Carro de 1.0 até 2.0 flex

Importado

De 41% para 35,5%

Carro de 1.0 até 2.0 gasolina

Brasil, Mercosul, México

De 13% para 6,5%

Carro de 1.0 até 2.0 gasolina

Importado

De 43% para 36,5%


Imprimir Enviar a um amigo