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Concessionárias: teste mostra bom atendimento

02 dezembro 2013

02 dezembro 2013

Se o seu carro precisa de manutenção preventiva ou corretiva, é possível encontrar qualidade nos serviços oferecidos pelas montadoras.

Comprar um carro novo está cada vez mais fácil. Mas será que as oficinas das concessionárias oferecem um serviço com qualidade e transparência na hora de realizar a manutenção desses veículos? Para saber a resposta, avaliamos os serviços dos dez maiores fabricantes de veículos no país durante as manutenções preventivas e corretivas. E vimos que é possível solucionar o problema no mesmo dia, mas que o tempo de espera para o atendimento é o que faz toda a diferença.

Avaliamos a rapidez e a qualidade do atendimento, os prazos e a transparência dos serviços. Testamos um modelo de cada montadora, todos com ar-condicionado e no período de garantia da fábrica. Escolhemos as concessionárias de forma aleatória nos sites das montadoras – e aproveitamos para comparar se seus dados estavam atualizados. Nos casos em que não fomos atendidos no mesmo dia, tentamos agendar para a data mais próxima.

Todos os veículos foram alugados. Mas General Motors e Volkswagen viram que seus carros não haviam passado pelas revisões periódicas nas concessionárias. Por isso, os declararam fora de garantia e não fizeram o serviço. Já a Fiat trocou o veículo por outro e o reteve para manutenção, sem nos cobrar nada. Assim, por falta de tempo hábil, não pudemos avaliar essas concessionárias.

Falsos defeitos testaram mecânicos

Simulamos um problema no ar-condicionado, trocando o fusível do acoplamento do compressor por outro, queimado. Também simulamos a queima da lâmpada de iluminação da lanterna da placa de licença do veículo. Nossa intenção foi avaliar se a concessionária verifica os veículos como um todo. Todas ajustaram o problema do ar-condicionado, mas Kia, Hyundai e Honda não detectaram a luz queimada.

Seis estabelecimentos (Renault, Kia, Honda, Hyundai, Ford e Toyota) nos atenderam no mesmo dia. E Toyota e Ford obtiveram as melhores avaliações. A pior avaliação foi da Peugeot, pois foi a única a reter o veículo por mais de um dia, além de termos esperado por mais de uma hora para o atendimento.


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