Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Server Error

Comprar um carro novo está cada vez mais fácil. Mas será que as oficinas das concessionárias oferecem um serviço com qualidade e transparência na hora de realizar a manutenção desses veículos? Para saber a resposta, avaliamos os serviços dos dez maiores fabricantes de veículos no país durante as manutenções preventivas e corretivas. E vimos que é possível solucionar o problema no mesmo dia, mas que o tempo de espera para o atendimento é o que faz toda a diferença.

Avaliamos a rapidez e a qualidade do atendimento, os prazos e a transparência dos serviços. Testamos um modelo de cada montadora, todos com ar-condicionado e no período de garantia da fábrica. Escolhemos as concessionárias de forma aleatória nos sites das montadoras – e aproveitamos para comparar se seus dados estavam atualizados. Nos casos em que não fomos atendidos no mesmo dia, tentamos agendar para a data mais próxima.

Todos os veículos foram alugados. Mas General Motors e Volkswagen viram que seus carros não haviam passado pelas revisões periódicas nas concessionárias. Por isso, os declararam fora de garantia e não fizeram o serviço. Já a Fiat trocou o veículo por outro e o reteve para manutenção, sem nos cobrar nada. Assim, por falta de tempo hábil, não pudemos avaliar essas concessionárias.

Falsos defeitos testaram mecânicos

Simulamos um problema no ar-condicionado, trocando o fusível do acoplamento do compressor por outro, queimado. Também simulamos a queima da lâmpada de iluminação da lanterna da placa de licença do veículo. Nossa intenção foi avaliar se a concessionária verifica os veículos como um todo. Todas ajustaram o problema do ar-condicionado, mas Kia, Hyundai e Honda não detectaram a luz queimada.

Seis estabelecimentos (Renault, Kia, Honda, Hyundai, Ford e Toyota) nos atenderam no mesmo dia. E Toyota e Ford obtiveram as melhores avaliações. A pior avaliação foi da Peugeot, pois foi a única a reter o veículo por mais de um dia, além de termos esperado por mais de uma hora para o atendimento.

Leia também

apple
remédios
comida

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.