Por isso, é importante atender o chamado da empresa o quanto antes no caso de quem tem o acessório. Faz parte do recall o sistema de fechamento automático de vidros ativado por meio de controle remoto, vendido pela empresa desde outubro de 1999, com as seguintes numerações: 7702270186 ou 7702270187 ou 7702270188 ou 7702270206. A empresa está disponibilizando o telefone 0800-555615 para informações, assim como o site www.renault.com.br.
O evento de Chapecó pode caracterizar o chamado acidente de consumo, aquele que provoca danos à integridade física ou à segurança do consumidor por causa de uso ou consumo de produto ou serviço com defeito. Os danos causados ao consumidor ultrapassam o defeito em si. Os acidentes decorrentes de problemas em produtos e serviços que levam à necessidade de atendimento médico-hospitalar, ou ocasionam até a morte, foram mapeados pela PROTESTE em hospitais públicos de São Paulo, em pesquisa realizada junto com a Associação Médica Brasileira – AMB, no ano passado.
A pesquisa concluiu que as maiores vítimas desses acidentes são crianças. O resultado da pesquisa gerou um projeto de lei que está em tramitação na Câmara Federal para obrigar os hospitais a notificar os acidentes de consumo. A PROTESTE orienta os consumidores que forem vítimas de acidente de consumo a procurar os órgãos de defesa do consumidor e a Justiça para reparação dos danos sofridos. Há amparo pelo Código de Defesa do Consumidor.
Uma criança nunca pode ficar sozinha em um automóvel. Mesmo que existam mecanismos de segurança, não se exclui a possibilidade de que algum equipamento ou botão seja acionado involuntariamente, podendo causar danos.