Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Saiba quando o estepe não é obrigatório
A roda sobressalente (ou estepe) é um item obrigatório no Brasil, porém em determinados casos, o Contran libera os veículos do seu uso.
30 abril 2013 |

Em alguns países os estepes são oferecidos como equipamentos opcionais, pois, com a evolução tecnológica, é difícil o veículo não se locomover em razão de um pneu furado. Hoje em dia, eles são mais resistentes a furos e, mesmo quando isso acontece, demoram mais para murchar, permitindo seu reparo sem a necessidade de substituição.

Isso contribui bastante para a própria segurança do condutor e dos passageiros, que não ficam mais aguardando o conserto em vias ou regiões perigosas. Saiba em quais casos o uso do estepe é dispensado:

1 - Quando o projeto de criação de um veículo comprovar que ele tem condições de rodar com pneus tipo run flat (vazios) em situações de emergência e por determinadas distâncias.

2 - Ônibus e micro-ônibus que integram o sistema de transporte urbano de passageiros, em municípios, regiões e microrregiões metropolitanas.

3 - Caminhões específicos para o transporte de lixo e de concreto.

4 - Veículos de carroceria blindada para transporte de valores.

5 - Automóveis, camionetas, caminhonetes e utilitários, com peso bruto total (PBT) de até 3,5 toneladas podem solicitar a dispensa do uso do estepe junto ao Contran. É preciso apresentar documentos específicos fornecidos pelo fabricante, comprovando que aquele modelo possui alternativas para o uso do pneu, aro, macaco e chave de roda.

Muitos motoristas recorrem a equipes de socorro quando percebem problemas com um pneu de seu carro. Basta fazer um telefonema de celular para acionar serviços de atendimento 24h, oferecidos pelos próprios fabricantes, seguradoras e concessionárias de rodovias, com guinchos e equipamentos apropriados para reparos específicos.

Baixe em nosso site a Cartilha do Condutor, que possui os direitos e cuidados com a segurança do veículo, além de dicas para manutenção.

Leia também

apple
remédios
comida

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.