Notícia

Troque o pneu sem mistério

09 abril 2013

09 abril 2013
Você estava dirigindo numa boa e ouviu um estrondo.  Desceu do carro para conferior o que houve e viu que o pneu havia furado. Hoje em dia é difícil um pneu furar totalmente, a ponto de impedir o movimento de seu carro. Mas se isso acontecer, não há motivo para pânico: se você tem a roda sobressalente, mais conhecida como estepe, macaco e chave de roda pode trocar o pneu. Não sabe como fazer isso? Fique tranquilo, que nosso vídeo a seguir mostra o passo-a-passo dessa tarefa.

Embora muitos motoristas prefiram chamar um serviço de atendimento 24 horas, oferecidos pelos próprios fabricantes, seguradoras e concessionárias de rodovias – com guinchos e equipamentos apropriados para reparos específicos –, é importante que você tenha noção de como substituir o pneu de seu veículo. Se ele furar em uma via escura e deserta, por exemplo, você e seus passageiros podem ficar expostos a algum tipo de violência até que o conserto chegue.

A roda sobressalente, também conhecida como estepe, é um dos 29 itens exigidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), mas há veículos liberados dessa norma (veja quais casos o estepe não é exigido na revista Proteste nº 124).



Imprimir Enviar a um amigo