Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Atenção, carioca: confira os meios mais demorados na hora do rush
Fomos às ruas do Rio de Janeiro avaliar o tempo gasto na locomoção em quatro meios de transporte: moto, carro, metrô e ônibus. Confira os resultado e saiba 
quais opções evitar.
14 maio 2018 |
trajeto-rj-4

Não é difícil escutar reclamações dos cariocas sobre o trânsito caótico que impera na cidade. 

E essas queixas têm bastante fundamento: os moradores da cidade maravilhosa levam, em média, 47% mais tempo para chegar a seus destinos, apontam estudos.

Pesquisas indicam ainda que o Rio é a cidade mais congestionada da América Latina e a oitava em todo o mundo.

Por isso, saímos às ruas para ver como anda a mobilidade na capital do Rio de Janeiro, pela terceira vez. 

Veja aqui qual é o melhor GPS automotivo.

Da última vez, em 2015, o carioca esperava um alívio com a finalização da expansão do metrô e o início das operações do BRT e VLT – marcadas então para o ano seguinte, a fim de atender a demanda das Olimpíadas. 

trajeto-rj-5

De fato, melhorou. Mas apenas se você escolher o metrô, porque se a opção for ônibus... como anteriormente, um morador da Barra da Tijuca, que trabalhe no Centro continua gastando cerca de quatro horas do seu dia para ir e voltar.

Veja nossas dicas para reduzir seus custos com combustível e diminuir o nível de poluição de seu veículo

Para fazer a checagem, utilizamos quatro tipos de transportes: carro, metrô, moto e ônibus. Confira o tempo dos trajetos de ida e volta, em cada um:

zona-norte

zona-sul

Em cada um, fizemos o trajeto da Barra ao Centro e o inverso, utilizando duas rotas, pela Zona Sul e pela Zona Norte.Sempre nos horários de rush, às 7h (ida) e às 17h (regresso), em três dias alternados (segunda, quarta e sexta), no mês de março. 

Do ponto de partida do veículo até o destino, foi cronometrado cada segundo das viagens. E, no geral, o ônibus foi o meio mais demorado e a moto, o mais rápido, como esperado.

Ônibus requer paciência

Para ir de ônibus da Barra ao Centro (sentido Zona Sul), pegamos a linha 309, no Terminal Alvorada, e descemos na Av. Presidente Antônio Carlos, próximo ao Largo da Carioca. 

trajeto-rj-2

Ao retornar, embarcamos na Rua da Carioca, com destino à Alvorada. E foi no regresso que registramos o pior tempo médio: 2h31 – na ida, foi 1h38.

Achou demorado? Pois saiba que, no segundo dia do estudo, foram gastos inacreditáveis 2h48 (e muita paciência) para chegar à Barra. 

Na Zona Norte, a situação melhorou um pouco. Pegamos o ônibus da linha 361, na Av. das Américas, e descemos na Rua da Carioca, próxima ao Largo da Carioca. Fez em 1h35, para ir, e em 1h58, para regressar, em média.

Ao sair da Barra de carro, passando pelo túnel Lagoa-Barra, até o Centro, leva-se 1h20, em média, e no trajeto oposto, 1h36. Já pela Zona Norte, atravessando a Linha Amarela, uma viagem chegou a 2h12.

No entanto, isso ocorreu por causa de três ônibus enguiçados e um acidente no caminho. Sem problemas, o percurso é menos lento. Tanto que foram registradas médias de 1h32 (ida) e 1h30 (volta).

Trajeto ônibus-metrô leva cerca de 1 h

A boa surpresa foi o metrô. Embora para acessá-lo seja necessário o uso de outro meio de transporte, a locomoção até que não é tão vagarosa.

metro-jardim-oceanico

Do BRT Transoeste, um ônibus conduz o usuário à estação Jardim Oceânico.  E de lá, o metrô leva até o Largo da Carioca, e vice-versa. A jornada dura cerca de uma hora.

Agora, pelo sentido Zona Norte, a situação muda de figura. Nesta opção, é preciso pegar o ônibus Barra Expresso 614 até a estação do metrô Del Castilho, lá embarcar na linha 2 para chegar à estação Carioca – e fazer o contrário ao retornar. 

O percurso tem duração média de 1h29 (ida) e de 1h14 (volta). Mas, saiba que se houver algum imprevisto, o tempo pode quase dobrar.

Foi o que aconteceu no primeiro dia de avaliação, quando uma retenção no trânsito na Linha Amarela, por onde passa o 614, fez com que a duração total da viagem atingisse 2h12. 

Constatamos, por fim, que a moto é o veículo que realmente consegue realizar o menor tempo de deslocamento. Em média, pela Zona Norte, 47 e 44 minutos, ida e volta, respectivamente. E, pela Zona Sul, 40 e 52 minutos. 

No entanto, ligeireza mesmo mostrou no terceiro dia do estudo, quando foram registrados apenas 35 minutos, na ida – já o retorno foi feito em 1h06.

Como vimos, apesar de a expansão do metrô ser motivo de comemoração, a questão do deslocamento na capital ainda deixa a desejar.

Por isso, acreditamos que, para diminuir o tempo da locomoção, é fundamental que sejam adotadas algumas medidas, por exemplo, a restrição à circulação de carros e a ampliação do sistema de transporte público, como também do uso de meios alternativos, como a bicicleta.

rio-bicicletas

Aliás, adote-a, ou ande a pé, sempre que possível. Além de fugir de engarrafamentos, você estará fazendo exercício físico e, portanto, cuidando da saúde. Fica a dica.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Leia também

seguro-carro-negado
bag-mortal-takata
waze
teste-carros-um

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.