Ciclistas descuidam da segurança

Para pedalar com consciência é preciso seguir algumas dicas. Na prática, isso não é levado tão a sério. A nossa pesquisa revelou que para 77% dos brasileiros, os ciclistas deveriam ser multados em caso de direção perigosa.
Nosso estudo sobre o comportamento dos ciclistas em sete cidades brasileiras mostrou que a imprudência que pode ser desastrosa. Segundo os entrevistados, 56% já sofreram acidentes na cidade de Salvador; 55%, em Curitiba; 52%, em Brasília; outros 52%, em São Paulo; 51%, no Rio de Janeiro; e 37%, em Porto Alegre. A maioria (75%) sofreu machucados leves ou de média gravidade, mas 13% se feriram gravemente.
Entre os 1857 pesquisados, 21% afirmaram avançar sinais de trânsito e 10% não respeitam outras regras de trânsito.
O uso de acessórios de segurança não é visto como prioridade: 27% dos brasileiros confessaram que nunca usam capacete. E 20% revelaram que nunca usam refletores ou sinais luminosos, como colete ou adesivos, ao pedalar à noite. E 41% não têm buzina em suas bicicletas.
Por outro lado, os resultados do levantamento mostram que há muitos ciclistas interessados em mudar de atitude: 96% dos entrevistados acham que sinais luminosos dianteiro e traseiro deveriam ser obrigatórios no período noturno, só que, de acordo com as normas de trânsito, eles já são, mas muita gente não os usa.
Na opinião de 82% deles, também deveria ser obrigatória a utilização de gestos e sinais durante a condução do ciclista em ruas e estradas. Embora, há muito tempo, já existam leis de trânsito para quem se locomove de bicicleta, poucos as seguem.
Para 77% dos brasileiros, os ciclistas deveriam ser multados em caso de direção perigosa em vias públicas.
Os capacetes para ciclistas não são obrigatórios de acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Mas ele é recomendável como item de segurança, protegendo a cabeça em caso de queda e diminuindo as chances de traumatismo craniano.
Para evitar acidentes, você pode seguir algumas dicas:
- Mantenha a bicicleta em bom estado.
- Respeitar as regras de trânsito (Não ultrapassar veículos pela direita, não andar pela contramão, nem mesmo se estiver na ciclofaixa, não andar entre veículos e não pegar rabeira de caminhão).
- Adotar acessórios de segurança.