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Companhias aéreas são avaliadas em pesquisa com mais de 11 mil pessoas

Em nosso levantamento, a comida e o conforto das aeronaves de algumas empresas brasileiras foram criticadas pelos respondentes. Ainda assim, a Azul ocupa o sexto lugar entre 72, nacionais e internacionais. 

28 junho 2017 |
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Se você viaja com frequência de avião, certamente, teria elogios e críticas a algumas companhias aéreas, sejam brasileiras ou até mesmo internacionais. Foi o que fizeram os passageiros que responderam à pesquisa que realizamos em parceria com entidades de defesa do consumidor de outros países. Diversos aspectos foram abordados nesse levantamento, como conforto dos aviões, qualidade do atendimento da tripulação, pontualidade dos voos, problemas com entrega de bagagens, entre outros. Vimos que, se em alguns pontos as companhias são bem avaliadas, em outros, ainda precisam melhorar. 

Durante o mês de outubro de 2016, mais de 11 mil pessoas de oito países (Austrália, Bélgica, Brasil, Dinamarca, França, Itália, Portugal e Espanha), das quais 1.716 brasileiras, responderam a um questionário. Consideramos as respostas de passageiros que viajaram tanto no Brasil como no exterior, nos 12 meses anteriores ao estudo. Em relação aos brasileiros que participaram da pesquisa, 61% estavam viajando a lazer e 31%, a trabalho. O restante se deslocava por outros motivos. 

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Azul Linhas Aéreas se destaca  
 
Entre as companhias brasileiras, a Azul foi o destaque, pois ficou na sexta posição em uma lista de 72 empresas nacionais e internacionais. A companhia obteve nota 8 quanto à satisfação dos passageiros, inclusive estrangeiros. A empresa teve a pontualidade de seus voos e o serviço de tripulação bem avaliados. O título de campeã de qualidade entre todas as pesquisadas foi a árabe Emirates, que opera, por exemplo, a rota entre São Paulo e Dubai, nos Emirados Árabes.  
 
A Avianca e a Azul saem na frente quanto ao atendimento da tripulação e à pontualidade dos voos e, por isso, receberam cinco estrelas dos respondentes. A Gol recebeu quatro e a Latam, três. 
 
As refeições servidas pela Avianca e pela Azul também foram mais elogiadas, tanto que elas receberam notas 7,2 e 6,6, respectivamente. Já o serviço de alimentação oferecido por Gol e Latam tiveram notas 3,6 e 3,5. Quanto ao conforto dos aviões, as notas variaram de 6 (Azul e Latam) a 6,6 (Avianca e Gol). 

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Problemas com bagagem foram mencionados 
 
Entre os participantes da pesquisa, 8% dos passageiros da Azul responderam que tiveram problemas com sua bagagem. Entre os usuários da Avianca, esse percentual é de 6%. A Gol e a Latam ficaram praticamente empatadas como as que tiveram mais relatos de ocorrências com relação a atraso, extravio, roubo ou danos às malas despachadas. 
 
Também perguntamos aos usuários de cada companhia se enfrentaram atrasos de mais de uma hora nos voos. A que teve menos relatos foi a Avianca. Apenas 17% dos passageiros responderam que sim. Já a Gol teve a maior incidência de atraso, com 27%. Vale destacar que os problemas com a pontualidade dos voos também podem ser causados por contratempos nos aeroportos.  

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