De um modo geral, os aeroportos de Curitiba (Afonso Pena), Recife (Guararapes), Campinas (Viracopos), Belém e Brasília receberam as melhores notas. Os participantes elogiaram a sensação de segurança do Afonso Pena e de Viracopos, assim como as informações apresentadas nas telas do Aeroporto de Recife e a sinalização do de Brasília.
Por outro lado, a acessibilidade
do Aeroporto de Natal foi criticada, bem como a quantidade de bares e restaurantes do de Foz do Iguaçu e o número
de assentos do Hercílio Luz, em Florianópolis. Veja na tabela abaixo a nota
média dada pelos entrevistados a alguns critérios avaliados.
Identificamos diferentes níveis de satisfação e, a partir disso, os aeroportos foram separados em cinco diferentes grupos. Em verde escuro, está o melhor da nossa pesquisa, seguido pelo grupo em verde claro. Em branco, o grupo com performance intermediária. Já o cinza claro representa o quarto grupo e, em cinza escuro, temos o pior.
Se dividirmos as notas de avaliação dos aeroportos de acordo com o fluxo de passageiros, o de Brasília (com nota 7,4) passa a ocupar a dianteira entre os grandes, seguido pelo de Guarulhos (7,17) e pelo Galeão (7,03), no Rio. Entre os médios, o de Curitiba foi o campeão (nota 7,87), à frente dos aeroportos de Recife (7,75) e Campinas (7,7).
Aeroporto de Brasília
Tempo de espero das malas foi avaliado
Uma etapa cansativa de viagens aéreas é chegar ao destino e aguardar a bagagem despachada na esteira do terminal. Por isso, perguntamos aos participantes da pesquisa quanto tempo, em média, esperaram por suas malas nos aeroportos brasileiros em que estiveram. O campeão na demora foi o aeroporto de Guarulhos. Os passageiros aguardaram, em média, 26 minutos para pegar seus pertences de volta.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).