Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Consumidores apontam os melhores aeroportos brasileiros
Mais de 11 mil pessoas avaliaram critérios como sinalização, banheiros e sensação 
de segurança. Aeroportos de Brasília, Curitiba e Recife se destacaram. 

13 julho 2017 |
PIM_Aeroporto_03 (2)
Durante o mês de outubro de 2016, mais de 11 mil pessoas, das quais 1.716 brasileiras, responderam a um questionário sobre a qualidade de companhias aéreas e aeroportos, nacionais e internacionais. A pesquisa foi feita pela PROTESTE em parceria com entidades de defesa do consumidor de outros países (Austrália, Bélgica, Dinamarca, França, Itália, Portugal e Espanha).
 
A ideia do levantamento foi avaliar a satisfação dos passageiros em relação à acessibilidade (facilidade para chegarem ao aeroporto), à sinalização interna, às informações nas telas, aos banheiros, à quantidade de bares, restaurantes e assentos e à sensação de segurança.    
 
Consideramos as respostas de pessoas que viajaram tanto no Brasil como no exterior, nos 12 meses anteriores ao estudo. Em relação aos brasileiros que participaram da pesquisa, 61% estavam viajando a lazer e 31%, a trabalho. O restante se deslocava por outros motivos.

 

pimgrafico

 
Guarulhos e Congonhas foram os mais frequentados
 
Na primeira etapa do levantamento, verificamos em quais aeroportos os respondentes  haviam estado no último ano. No Brasil, os que tiveram maior fluxo de passageiros nesse período foram os seguintes aeroportos: Guarulhos (que fica na cidade de mesmo nome na Grande São Paulo), Congonhas (na capital), Galeão (no Rio de Janeiro) e Brasília.   

 pimtabela-1

De um modo geral, os aeroportos de Curitiba (Afonso Pena), Recife (Guararapes), Campinas (Viracopos), Belém e Brasília receberam as melhores notas. Os participantes elogiaram a sensação de segurança do Afonso Pena e de Viracopos, assim como as informações apresentadas nas telas do Aeroporto de Recife e a sinalização do de Brasília.

Por outro lado, a acessibilidade do Aeroporto de Natal foi criticada, bem como a quantidade de bares e restaurantes do de Foz do Iguaçu e o número de assentos do Hercílio Luz, em Florianópolis. Veja na tabela abaixo a nota média dada pelos entrevistados a alguns critérios avaliados.
 

pimtabela-5

Identificamos diferentes níveis de satisfação e, a partir disso, os aeroportos foram separados em cinco diferentes grupos. Em verde escuro, está o melhor da nossa pesquisa, seguido pelo grupo em verde claro. Em branco, o grupo com performance intermediária. Já o cinza claro representa o quarto grupo e, em cinza escuro, temos o pior. 


Entre os grandes, o de Brasília ganha 

Se dividirmos as notas de avaliação dos aeroportos de acordo com o fluxo de passageiros, o de Brasília (com nota 7,4) passa a ocupar a dianteira entre os grandes, seguido pelo de Guarulhos (7,17) e pelo Galeão (7,03), no Rio. Entre os médios, o de Curitiba foi o campeão (nota 7,87), à frente dos aeroportos de Recife (7,75) e Campinas (7,7). 

 

pimtabela-2

 

pimaeroporto05-2

Aeroporto de Brasília 


Tempo de espero das malas foi avaliado

Uma etapa cansativa de viagens aéreas é chegar ao destino e aguardar a bagagem despachada na esteira do terminal. Por isso, perguntamos aos participantes da pesquisa quanto tempo, em média, esperaram por suas malas nos aeroportos brasileiros em que estiveram. O campeão na demora foi o aeroporto de Guarulhos. Os passageiros aguardaram, em média, 26 minutos para pegar seus pertences de volta.   

 

 pimgrafico-bagagem

Vale destacar que a demora para a entrega das malas também
pode ser causada pela companhia aérea.
  

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Leia também

apple
remédios
Consumidor confuso
plano-de-celular

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.