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Fiat Argo decepciona em teste de segurança
Na última avaliação da Latin NCAP, modelo popular se mostrou no limite da estrutura estável. Toyota Etios também foi avaliado e manteve a pontuação do teste anterior.
15 julho 2019 |
crash test fiat argo

Em mais uma rodada de apresentação de resultados do teste de colisão do Latin NCAP, os veículos testados foram o Fiat Argo/Cronos e o Toyota Etios, nos modelos sedã e hatchback.

O Fiat Argo/Cronos, produzido no Brasil e na Argentina respectivamente, recebeu apenas três estrelas para a Proteção do Proteção do Ocupante Adulto e quatro estrelas para a Proteção do Ocupante Infantil. O veículo, equipado com dois airbags frontais padrão, apresentou proteção fraca no peito do adulto no impacto lateral. A estrutura foi considerada instável no limite da estabilidade; contudo, foi percebido que o modelo tem boa projeção e desenvolvimento na sua concepção, fato que deveria permitir melhorias.

Além disso, a ausência do Lembrete do Uso do Cinto de Segurança (SBR) padrão para o passageiro, bem como a falta do ESC, quanto ao volume necessário a ser considerado, explicam essa classificação do Argo/Cronos para o ocupante adulto.

Já a proteção oferecida para o ocupante infantil foi boa e quase atinge a classificação máxima no teste dinâmico, demonstrando os benefícios de um bom desempenho das cadeirinhas de segurança junto com as ancoragens ISOFIX. Embora o Argo/Cronos permita a desconexão do airbag se houver uma cadeirinha de segurança voltada para trás no assento do passageiro, a sinalização não atende aos requisitos do Latin NCAP, assim como sinalização das ancoragens ISOFIX, explicando, então, a qualificação obtida para a proteção do ocupante criança. 

Importante: o Latin NCAP recomenda que os consumidores da região comprem apenas veículos que ofereçam ESC.

 

Já o Toyota Etios, fabricado no Brasil, conquistou quatro estrelas tanto para Proteção do Ocupante Adulto, quanto para Ocupante Infantil.

O modelo da Toyota está equipado com dois airbags frontais e o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC). A estrutura do veículo e a área dos pés foram consideradas instáveis. No entanto, mostrou-se no limite a boa proteção em ambos os ocupantes adultos na batida frontal e lateral.

O Lembrete do Uso do Cinto de Segurança (SBR), em ambos os assentos dianteiros e o ESC, aliados aos resultados já citados, conseguiram que o Etios alcançasse as quatro estrelas para a Proteção do Ocupante Adulto.

O Etios só não alcançou a pontuação máxima de estrelas em segurança infantil, devido à falta da sinalização adequada exigida pelo Latin NCAP, notando a presença de um airbag no banco do passageiro, a falta do dispositivo de desconexão do airbag do passageiro e a falta da sinalização adequada das ancoragens ISOFIX. O resultado é válido para as versões do Etios Hatchback e Sedã.

Para Alejandro Furnas, Secretário geral do Latin NCAP, as melhorias de segurança dos modelos testados foram bem recebidas e mostram o potencial dos programas independentes de informação ao consumidor. "Os fabricantes estão reagindo aos testes do Latin NCAP, proporcionando segurança para além dos requisitos regulamentares. Foi comprovado, mais uma vez, que os SRIs (Sistema de Retenção Infantil, conhecida popularmente como cadeirinhas de segurança) voltados para trás, para crianças de três anos, têm benefícios muito importantes", afirma.

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