Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Fox e SpaceFox pioram desempenho em teste de segurança
Utilitários da Volkswagen receberam três estrelas para a proteção de adultos, resultado inferior à última avaliação, feita em 2015. Modelos também apresentaram problemas no controle de estabilidade.
07 março 2019 |
crash-test-spacefox

O Volkswagen Fox e o SpaceFox fabricados no Brasil foram testados novamente pelo Latin NCAP e perderam uma estrela na classificação de segurança. Quatro anos depois do primeiro teste, os modelos foram avaliados com apenas 3 estrelas na segurança a adultos e outras 3 na proteção de crianças. 

A justificativa para a piora na avaliação é que agora os modelos foram submetidos a um novo protocolo de avaliações, mais rigoroso que o anterior, em que haviam conquistado quatro estrelas para adultos e duas para crianças. Além disso, os novos testes indicaram que os modelos não contam com alguns itens de segurança, que apesar de ainda não serem abrigatórios, deveriam ser básicos nos dias atuais. 

Para o secretário geral da Latin NCAP, Alejandro Furnas, é “inaceitável que, em 2019, modelos populares ainda não ofereçam controle eletrônico de estabilidade padrão, cintos de três pontos em todas as posições, proteção de pedestres, proteção de ocupantes frontal e lateral, entre outros elementos de segurança". 

As unidades testadas são equipadas com dois airbags e apresentaram alta intrusão no impacto lateral, mas a estrutura lateral dos bancos e as barreiras de absorção lateral de energia ajudaram a reduzir os impactos nos bonecos utilizados nos testes.

Quanto à proteção das crianças, os modelos contam com Isofix para afixação de cadeirinhas infantis, mas ainda oferece cintos de segurança de dois pontos na posição central traseira. Além disso, o carro perdeu pontos porque a sinalização das ancoragens Isofix não atende aos requisitos do Latin NCAP.
Por serem de projetos antigos, o Fox e o SpaceFox não são equipados com controle eletrônico de estabilidade nem com cintos de segurança de 3 pontos para todos os passageiros, o que também prejudicou a avaliação. 

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo número 4003-3907.

 

Leia também

chevrolet-cruze-crash-test-latin-cap
teste-carro
virtus-crash-test
carro-sandero

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.