Nos últimos anos, várias empresas globais adotaram uma política de frota de veículos cinco estrelas: só compram ou alugam modelos com avaliação máxima.
Seguindo as melhores práticas globais de segurança e saúde ocupacional, as frotas tornaram-se parte da melhoria necessária do ambiente de trabalho. Alguns sindicatos de trabalhadores e funcionários no mercado latino-americano solicitaram aos seus gestores que comprem e incorporem modelos cinco estrelas para sua própria segurança e para um ambiente de trabalho mais seguro.
Os veículos são, também, o instrumento e o ambiente de trabalho para muitos trabalhadores na América Latina e já que muitas empresas incorporam padrões globais de segurança para processos industriais e de segurança do trabalhador, o Latin NCAP acredita que os veículos de frota também devem ser considerados como uma das principais partes do ambiente de trabalho para operações de campo.
Desde 2016 e sob o protocolo mais recente, o Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, avaliou três dos modelos de picapes mais populares da região: Ford Ranger, Nissan Frontier e Toyota Hilux.
Dessa forma, o Latin NCAP acredita que fabricantes como a Ford, Volkswagen, Nissan, Mitsubishi e Chevrolet devem seguir o caminho da Toyota Hilux e oferecer modelos cinco estrelas para seus ocupantes.
Para Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP, há muito trabalho a ser feito: “Sendo a Hilux uma das picapes mais populares da região e oferecendo segurança padrão de cinco estrelas, não há motivos para que outros fabricantes não proporcionem os mesmos níveis de segurança padrão no mercado latino-americano. O Latin NCAP dá as boas-vindas e apoia totalmente a política de frota cinco estrelas, não só para empresas de mineração, mas também para frotas de uso público, como táxis e novas plataformas de transporte”, afirma.