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Novo Onix ganha nota máxima em teste de segurança
Além de garantir cinco estrelas para ocupantes adultos e infantis, o utilitário da GM recebeu prêmio pela proteção de pedestres; Cherry Tiggo 3 recebeu zero estrela.
12 setembro 2019 |
crash test novo onix

Depois de atingir a nota mínima nos testes de segurança, em 2017, e conquistar três estrelas no ano seguinte com o Onix, a Chevrolet reformulou o modelo e acaba de lançar o Chevrolet New Onix Plus, que passou pela sexta rodada de resultados da Latin NCAP, em 2019, e recebeu cinco estrelas para ocupantes adultos e infantis

O veículo, fabricado no Brasil, oferece Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e seis airbags como equipamento padrão: dois dianteiros, dois laterais de corpo e dois de cortinas e apresentou bom desempenho nos testes de impacto frontal, lateral e lateral de poste para ocupantes adultos e crianças. 

Seguindo as mais recentes recomendações globais de transporte de crianças em veículos, a Chevrolet recomendou a instalação de cadeiras automotivas que permitam que de dummies (bonecos que simulam pessoas reais) crianças fiquem voltadas pra trás (como no bebê conforto) durante a realização do teste. A segurança da posição da cadeirinha foi confirmada por meio da alta pontuação no teste dinâmico para crianças, o que garantiu a nota máxima para o modelo. Lembrando que este tipo de cadeira será a tendência para o futuro.

O New Onix Plus também oferece o Sistema de Lembrete de Uso do Cinto de Segurança (SBR), como equipamento padrão, nos bancos dianteiros e nas três posições no banco traseiro – item extremamente importante, mas não muito comum na América Latina. 

Além do excelente resultado no teste, o veículo também proporciona proteção padrão para pedestres, de acordo com o Regulamento das Nações Unidas, conseguindo o Latin NCAP Advanced Award. 

O Chevrolet New Onix Plus foi criado para substituir o modelo mais vendido no Brasil e é, certamente, um marco da montadora na oferta de segurança veicular na América Latina, já que trata-se de um modelo popular que oferece alto nível de segurança mesmo no modelo mais básico. 

A evolução rápida da segurança do veículo de 2017 a 2019 demonstra a importância do trabalho desenvolvido pelo Latin NCAP e como, mesmo sem uma lei que obrigue este nível de segurança, as montadoras podem desenvolver carros populares com os mesmos níveis de segurança dos mercados do primeiro mundo. Por isso, o apoio da PROTESTE para esta excelente iniciativa. 



 

SUV decepciona com zero estrela

O Chery Tiggo 3, fabricado na China, desapontou e recebeu zero estrela para proteção de ocupantes adultos e uma estrela para ocupantes infantis. O SUV compacto tem dois airbags frontais padrão, mas a alta compressão registrada no peito do motorista no impacto frontal atingiu valores além dos limites biomecânicos permitidos pelo Latin NCAP, indicando uma alta probabilidade de lesão de risco de vida durante a batida frontal. 

A estrutura do Tiggo 3 foi avaliada como instável e não suportou maiores cargas. A proteção dos ocupantes crianças ganhou apenas uma estrela, devido à falta de recomendação do fabricante sobre os sistemas de retenção infantil (SRI) a serem utilizados no teste, à falta do interruptor de desativação do airbag do passageiro e à má sinalização das ancoragens ISOFIX e SRIs que falharam nos testes de instalação.

Para Alejandro Furnas, Secretário Geral do Latin NCAP, este é um resultado memorável para o Onix: “Este é um notável desempenho de segurança para o Chevrolet New Onix Plus. É um marco para a América Latina e fornece evidências claras de como os testes do Latin NCAP estão criando um mercado de veículos mais seguros. O Onix foi e é o modelo mais popular da América Latina, e é muito bom comprovar que sua nova versão oferece um nível mais alto de segurança para adultos e crianças; ganhando, também, nosso Prêmio Advanced Award pela proteção dos pedestres. Com o Chevrolet New Onix Plus, a General Motors está estabelecendo uma nova referência no segmento de segurança e desafiando seus concorrentes diretos no segmento de mercado mais popular da região”, afirma.

Sobre o péssimo desempenho do Tiggo 3 nos testes, Alejandro chama a atenção para a falta de proteção do modelo: “É uma grande preocupação para o Latin NCAP que ainda existam carros zero estrela, como o Tiggo 3, à venda na América Latina. O modelo não é capaz de oferecer uma proteção mínima em uma batida frontal, mesmo com airbags. O Latin NCAP está determinado a eliminar carros zero estrela do mercado latino-americano e exorta todos os governos e instituições regionais a apoiar programas de informação independentes para consumidores como o Latin NCAP.”, finaliza. 

cherry-tiggo-3
Ricardo Morales, Presidente da Comissão Diretiva do Latin NCAP, acrescenta que “Este novo e bom resultado da Chevrolet confirma que, se proposto, os fabricantes podem oferecer veículos populares com uma classificação máxima de segurança. Parabenizamos a Chevrolet por sua reação em melhorar em dois anos o modelo mais popular da região de zero a cinco estrelas. Esperamos que essa mudança seja vista em toda a frota de modelos que a Chevrolet vende na região.”, afirma.

O executivo destaca que o resultado do teste com o Tiggo 3 reforça a ideia de que alguns fabricantes ou importadores não consideram segurança como algo importante: “O resultado do Chery Tiggo 3 é decepcionante, marca presente em vários países da região obtendo apenas resultados de zero estrela no Programa Latin NCAP. Isso mostra como alguns fabricantes ou importadores da região ainda não consideram a segurança como algo importante. Os consumidores de nossa região merecem poder acessar veículos com os mesmos padrões de segurança de outras regiões sem ter que pagar mais por isso.”, finaliza.

O presidente do Global NCAP, David Ward, relembra os resultados anteriores da GM nos testes de segurança: “No passado, criticamos a General Motors por vender veículos com classificação zero estrela na América Latina, mas devemos dar crédito a eles; pois com o Onix transformaram a segurança padrão do modelo mais vendido na região. A classificação dupla de cinco estrelas para adultos e crianças é excelente. Eles também ganharam o Prêmio Latin NCAP Advanced Award pela proteção de pedestres e incluíram o Controle Eletrônico de Estabilidade como equipamento padrão. Este é um resultado muito bom para a General Motors, que estabelece uma referência em segurança veicular na América Latina. Vale mencionar também o trabalho realizado pelo Latin NCAP para salvar vidas e seu diálogo construtivo com os fabricantes de veículos. Esse excelente resultado do Onix contrasta com o resultado de zero estrela obtido pelo Chery Tiggo 3, que nos lembra de que ainda existem modelos no mercado com desempenho muito ruim e que os consumidores latino-americanos devem evitá-los de qualquer forma”.

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