Notícia

Semana nacional do trânsito: foco no pedestre

16 setembro 2014
Semana nacional do transito

16 setembro 2014

A PROTESTE alerta para a importância de itens de segurança veicular, como os sistemas de detecção de pedestres para reduzir o número de vítimas.

Nesta Semana Nacional de Trânsito o tema é: “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”, e a PROTESTE alerta para a importância de itens de segurança auxiliar, que ainda não são exigidos no Brasil. Como os sistemas de detecção de pedestres nos carros, que reduzem os efeitos, caso ocorram atropelamentos.

Trata-se de um sistema de detecção de pedestre com frenagem completa até 35Km/h, caso o motorista não reaja. E se mesmo assim houver atropelamento, o capô é levantado para a abertura instantânea de um airbag sob o motor, amenizando o impacto. Quando o impacto com um pedestre é reconhecido, o airbag infla, levantando a parte traseira da tampa, que ajuda a amortecer o impacto contra a cabeça de uma pessoa ou o corpo. 


No Brasil o maior responsável pela morte por acidentes de crianças e adolescentes até 14 anos são os acidentes de trânsito, com 1.862 vítimas, de acordo com dados de 2012, do Datasus, do  Ministério da Saúde. 


A idade mais afetada pelos atropelamentos é de 5 a 9 anos, quando a criança já vai sozinha para escola, à tarde, em dias de semana, no mesmo bairro de moradia.


A Semana Nacional do Trânsito é uma oportunidade de conscientização para maior segurança no trânsito, e para se lutar por mais respeito dos condutores de veículos motorizados pela fragilidade da vida. 


As cartilhas do Condutor, dos Motociclistas, dos Passageiros e de Segurança Veicular podem ser baixadas gratuitamente ao lado. 



Imprimir Enviar a um amigo