Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

T-Cross recebe cinco estrelas em teste de colisão
Veículo da Volkswagen recebeu pontuação máxima em avaliação da Latin NCAP. Toyota Yaris também teve desempenho considerado bom.
28 março 2019 |
t-cross-frontal

O Volkswagen T-Cross recebeu cinco estrelas para Proteção de Ocupantes Adultos e cinco estrelas para Ocupantes Infantis, enquanto o Toyota Yaris conquistou quatro estrelas para Proteção de Ocupantes Adultos e quatro estrelas para Proteção de Ocupantes Infantis. Esses foram os resultados apresentados, em 28 de março, durante mais uma série de resultados do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP. 

O recém-lançado Volkswagen T-Cross, equipado com seis airbags como equipamento padrão e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), em todas as versões, mostrou boa proteção para seus ocupantes nos três testes de colisão realizados (frontal, lateral e lateral de poste). O modelo também atendeu, satisfatoriamente, aos requisitos do teste ESC.

Com relação a Proteção de Ocupantes Infantis, o modelo inclui ancoragens aprovadas de tamanho I-size que facilitam a instalação dos Sistemas de Retenção Infantil (SRI) para crianças mais velhas voltadas para trás. O modelo também conta com um interruptor para desconectar o airbag do passageiro. O primeiro SUV compacto da Volkswagen para o mercado da América Latina e do Caribe alcançou a mais alta qualificação para o ocupante adulto e o ocupante infantil, além do prêmio Latin NCAP Advanced Award de Proteção de Pedestres e Tecnologia de Frenagem de Colisão Múltipla.

Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, afirmou que "a classificação máxima da Volkswagen T-Cross é muito encorajadora. Apelamos a todos os fabricantes de veículos para alcançarem resultados de cinco estrelas e pontuações máximas para toda a sua frota no mercado do Latin NCAP. É inaceitável que, mesmo em 2019, alguns fabricantes globais não tenham atingido as cinco estrelas nos testes de batida do Latin NCAP".


Yaris: crianças voltadas para trás contribuem para segurança

O resultado do Toyota Yaris é válido tanto para as versões hatchback como sedan. O Toyota Yaris, equipado com dois airbags frontais e ESC como equipamento de segurança padrão, apresentou boa proteção para adultos no impacto lateral, e proteção aceitável para boa no impacto frontal.

A estrutura classificada como instável conseguiu, junto com a proteção aceitável para boa dos ocupantes adultos e a falta de airbags laterais para proteção da cabeça, uma pontuação de quatro estrelas para Proteção de Ocupantes Adultos.

O passageiro criança de três anos de idade foi instalado voltado para trás de acordo com as recomendações globais mais recentes para passageiros desta idade, o que explica a pontuação máxima para ambos os passageiros infantis na avaliação do teste dinâmico. A sinalização das ancoragens ISOFIX não atende aos requisitos do Latin NCAP, o que, somado à falta de um interruptor para desconectar o airbag do passageiro, justifica as quatro estrelas para Proteção dos Ocupantes Infantis.

Alejandro também falou sobre a importância de aumentar a segurança de passageiros infantis. “A decisão da Toyota de ser o primeiro fabricante de veículos na região a recomendar, desde 2015, que acriança de três anos deve ser colocada voltada para trás, demonstra a relevância que o fabricante dá à proteção dos ocupantes infantis. Fazendo questão disso, deixa um precedente para outros fabricantes de veículos acompanharem esses termos de segurança infantil".

 
Sobre o Latin NCAP

O Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP) foi lançado em 2010 para desenvolver um sistema regional independente de testes de colisão de veículos e de qualificação de segurança na região. O Latin NCAP replica programas de testes de consumidores similares desenvolvidos nos últimos trinta anos na América do Norte, na Europa, na Ásia e na Austrália, que demonstraram ser muito eficazes na melhora da segurança dos veículos. Desde 2010, o Latin NCAP vem publicado os resultados de mais de 100 veículos em dez fases de teste.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo número 4003-3907.

 

Leia também

chevrolet-cruze-crash-test-latin-cap
teste-carro
virtus-crash-test
carro-sandero

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.