Em mais uma rodada de testes de colisão da Latin NCAP, três novos modelos foram testados: os Volksvagen Jetta e Tiguan e o popular compacto, Ford Figo. Enquanto os primeiros alcançaram nota máxima e dois Advanced Awards, o popular da Ford conquistou quatro estrelas.
Fabricado no México, o Volksvagen Tiguan alcançou cinco estrelas para ocupantes adultos e crianças e, além disso, ganhou dois Latin NCAP Advanced Awards por proteção de pedestres e frenagem autônoma de emergência (AEB). O popular SUV conta com seis airbags: dois dianteiros, dois laterais de corpo e dois de cortina, além de Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e demonstrou, nos testes, um sólido resultado de cinco estrelas para todos os ocupantes, com uma estrutura estável.
O Tiguan oferece proteção padrão para pedestres, de acordo com o Regulamento das Nações Unidas, pelo qual ganhou o Latin NCAP Advanced Award. Além disso, conseguiu um segundo Advanced Award pela disponibilidade de AEB como opcional. A Volkswagen recomendou a instalação de ambos os ocupantes crianças voltados para trás, de acordo com as melhores e mais recentes práticas globais. Isso foi confirmado ao obter uma alta pontuação de proteção no teste dinâmico para ocupantes crianças.
O Volksvagen Jetta, fabricado no México, também conquistou a classificação máxima de segurança para ocupantes adultos e infantis e recebeu dois Latin NCAP Advanced Awards por proteção de pedestres e AEB. O sedan é equipado com seis airbags: dois dianteiros, dois laterais de corpo e dois de cortina, além de ESC.
Nos testes, o modelo apresentou uma estrutura estável e ótima performance, garantindo o resultado de cinco estrelas para todos os ocupantes. Entretanto, durante o teste de impacto lateral, a porta da frente se abriu, gerando a redução de um ponto; mas não causou impacto sobre a pontuação total. A Latin NCAP reforça que não é de se esperar que a porta do veículo seja aberta durante o impacto lateral em um modelo aprovado pelo teste de Regulamento UN95 de impacto lateral das Nações Unidas.
O Jetta oferece proteção para pedestres como padrão e de acordo com os Regulamentos das Nações Unidas, obtendo o Latin NCAP Advanced Award por esse recurso. O modelo ganhou um segundo Advanced Award pela disponibilidade opcional do AEB. A Volkswagen recomenda a instalação de ambos os ocupantes crianças voltados para trás, conforme as mais recentes e melhores práticas globais. Isso foi confirmado com uma alta pontuação de proteção no teste dinâmico para ocupantes crianças.
O último modelo testado, o Ford Figo, fabricado na Índia e vendido principalmente no México ficou com quatro estrelas em proteção de adultos e crianças. O modelo popular da Ford foi atualizado em suas duas versões (sedan e hatch) e possui quatro airbags: dois dianteiros e dois laterais de corpo, além de ESC como equipamento padrão.
A estrutura do Ford Figo foi classificada como instável durante o impacto frontal e não foi capaz de suportar cargas mais altas. Durante o impacto lateral, uma intrusão foi observada no interior do veículo. O Figo oferece ancoragens ISOFIX e top tether (sistema adicional de segurança para a cadeirinha) como padrão nos dois bancos laterais e, também, tem Sistema de Lembrete do Cinto de Segurança nos dois bancos dianteiros como padrão.
Os dois dummies (bonecos que simulam seres humanos nos testes) infantis foram instalados com o Sistema de Retenção Infantil com ISOFIX, usando top tether para o dummy de três anos e pé de apoio para o de 18 meses, mostrando bons níveis de proteção.
É importante ressaltar que o resultado do Ford Figo não é válido para o modelo de aparência semelhante, o Ford Ka, fabricado no Brasil, em nenhuma das suas versões. Apesar disso, não deixa de ser negativo para o Brasil, que um produto da mesma categoria da Ford, tenha para o mercado mexicano, mais itens de seguranças e resultado melhores do que a opção oferecida aos brasileiros, já que o Ford Ka obteve 3 estrelas para adultos e não possui 4 airbags nem ESC como padrão.
Para Alejandro Furnas, Secretário Geral do Latin NCAP, o resultado é animador. “À medida que nos aproximamos da data efetiva dos novos protocolos Latin NCAP, os fabricantes de veículos continuam a nos surpreender com bons e encorajadores resultados de modelos populares na região. Neste caso, os três modelos avaliados são populares no México, onde informações independentes para os consumidores são muito necessárias para melhorar rapidamente os carros do mercado. Incentivamos os fabricantes de veículos a continuar aprimorando os modelos, a seguir a General Motors, a Volkswagen, a Seat e a Toyota para oferecer veículos cinco estrelas. Pedimos aos governos que incentivem e apoiem programas de informações independentes para os consumidores sobre segurança veicular o mais rápido possível. O Latin NCAP mostrou que mudanças são possíveis na região. Infelizmente, não são esperadas melhorias em vários modelos populares da região, uma vez que não podem ser avaliados devido a recursos limitados ou testes não obrigatórios pelos governos.”
Ricardo Morales, Presidente da Comissão Diretiva do Latin NCAP, concorda e acrescenta que “esses resultados demonstram como os mercados mais importantes da região estão se alinhando e oferecem veículos mais seguros para todos os consumidores. O México tem um atraso significativo nas regulamentações sobre segurança veicular, mas os fabricantes de veículos estão reagindo positivamente às avaliações do Latin NCAP. Fabricantes como Volkswagen e Ford, no México, fazem questão de oferecer veículos que tenham melhores níveis de segurança e equipamentos, fato que deveria ser exigido pelas regulamentações locais, e se esforçam para que essas informações cheguem ao consumidor. Esperamos que isso seja replicado em todas as outras marcas de veículos para democratizar a segurança dos veículos e continuar a salvar vidas na região".