Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Waze CarPool: carona boa também para o motorista

Como o novo serviço oferecido pelo Waze, as despesas com combustível e manutenção do carro são divididas. Entenda como funciona.

08 junho 2017 |
waze 1

Reduzir engarrafamentos, diminuir a poluição ambiental e fazer uma baita economia. Quem passar a utilizar o Waze CarPool conseguirá colocar em prática essas três ações. Desenvolvido pelo aplicativo Waze, tem uma proposta inovadora: unir pessoas que têm carro e outras que querem uma carona para lugares próximos ao destino do motorista.

Por enquanto, nos países em que o serviço já está em funcionamento (Estados Unidos e Israel), há o limite de uma carona por carro. Só que isso não é de graça. Porém, sai bem mais barato do que usar outros aplicativos, como Uber e Cabify. O Waze CarPool calcula o valor referente aos gastos com gasolina e manutenção do veículo, dividindo-o entre o motorista e o carona. Nos Estados Unidos, o valor é de US$ 0,54 por milha.

O dinheiro é transferido do carona para o motorista automaticamente. Mas atenção: o objetivo não é trazer lucro para quem dirige, e sim oferecer uma alternativa que diminua os gastos de quem tem o carro e gere conforto e economia para quem iria se deslocar de transporte público.

waze 2 

Em breve, em nosso país

A carona só pode ser oferecida duas vezes ao dia: ida e volta. Em geral, o serviço tem como foco levar pessoas que trabalham ou estudam perto uma da outra. De acordo com os responsáveis pelo app, o serviço deve estrear no Brasil até o final do ano.

Mas, por causa das questões de insegurança em nosso país, algumas adaptações poderão ser feitas, como poder definir exatamente para quem dar carona, mulheres escolherem só levar mulheres, limitar o alcance da cobertura do serviço e não haver entrega de dinheiro diretamente ao motorista. Fique de olho, porque valerá muito a pena!


Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Leia também

onix
alimentação
economizar
dúvidas

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.