Especial

Veja quais carros trazem airbag

13 setembro 2012

13 setembro 2012

Confira ao lado as versões de veículos avaliadas e em quais delas o airbag vem de série, como opcional ou quando é indisponível.

Introdução

A partir de janeiro de 2014, todos os carros novos, nacionais e importados, deverão sair de fábrica com airbag. A mudança atende a uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determinou a instalação obrigatória do dispositivo de forma gradativa em dois tipos de veículos: 

  •  Carros de passeio que transportam até oito passageiros;
  •  E veículos de carga com menos de 3,5 toneladas. 
Decidimos verificar, então, se parte da produção de veículos já está adequada à norma. Analisamos 236 versões dos 50 carros mais vendidos do país e constatamos que mais de 50% já vem com airbag como item de série. Portanto, para 2012, as montadoras já alcançaram a meta do Contran, de fabricar 30% da frota nacional com airbag. 

O airbag funciona através de sensores localizados na parte da frente do veículo, que são ativados pela força gerada por umacolisão frontal (ou próximo dela). Eles medem a taxa de desaceleração do veículo que vai ativar a bolsa de ar do motorista e do passageiro.  

O airbag reduz e até evita traumas de cabeça, pescoço e coluna, mas é fundamental que seja usado em conjunto com o cinto de segurança. Sem o cinto, o corpo do motorista e do passageiro (se ele também contar com o dispositivo) é projetado contra a bolsa de ar. Ao ser inflada, ela ganha uma força extraordinária, que pode causar sérias lesões no rosto e no tronco da pessoa. E a distância do motorista do volante deve ser de, no mínimo, 20 centímetros.

Se você pretende comprar um carro 0 Km ainda este ano ou no próximo (antes da obrigatoriedade entrar em vigor),pesquise entre os modelos de sua preferência qual possui airbag como item de série, opcional ou quando não é possível ter o dispositivo.

 


Imprimir Enviar a um amigo