Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Chevrolet Cruze recebe quatro estrelas em teste de segurança do Latin NCAP
Modelo oferece boa proteção para ocupantes adultos e crianças. Saiba o que faltou para obter a avaliação máxima.
 
07 novembro 2018 |
chevrolet-cruze-crash-test-latin-cap

Quatro estrelas. Esta foi a avaliação do Chrevrolet Cruze, tanto para a proteção de adultos como de crianças, no mais recente teste de segurança do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e Caribe (Latin NCAP). Os resultados do Cruze e do Fiat 500 X foram apresentados hoje. 

A ausência de airbags para a proteção da cabeça, que podem evitar ou amenizar lesões nessa região do corpo em caso de acidentes, e algumas falhas de marcações do sistema Isofix, que podem dificultar a instalação da cadeirinha infantil, foram determinantes para reduzir a avaliação do veículo. 

Ford Ka melhora desempenho em crash test

Vale destacar que o Latin NCAP avaliou a versão do Cruze com quatro airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC).

O veículo é produzido na Argentina e, como a plataforma usada na fabricação dos modelos hatch e sedan é a mesma, os resultados das simulações são válidos para as duas versões. Assista o vídeo abaixo:

Polo e Corolla recebem nota máxima em teste de segurança do Latin NCAP

As conclusões das avaliações indicam que as montadoras têm condições de melhorar e proporcionar mais segurança aos consumidores. E o mercado está bem atento a isso. Tanto que o principal concorrente do Cruze sedan, o Toyotta Corolla, que é fabricado no Brasil, obteve cinco estrelas quando foi avaliado pelo Latin NCAP. 

Cruze vendido na América Latina tem menos airbags 

Segundo Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP, os brasileiros deveriam ter acesso a veículos com as mesmas tecnologias de segurança que os europeus. Isso, contudo, não acontece com o Cruze, por exemplo.

Chevrolet Onix: nota zero em segurança 

Na Europa, a versão básica é vendida com seis airbags, enquanto na América Latina é apresentada com apenas quatro como padrão.

Porém, iniciativas como o Latin NCAP, em conjunto com consumidores, são capazes de pressionar os fabricantes a melhorar a segurança e a qualidade dos veículos que produzem. "Os governos também devem fazer sua parte, criando incentivos para carros com tecnologias de segurança ativas, para melhorar os níveis de segurança dos novos veículos vendidos na região e adequá-los aos requisitos mundiais de segurança", afirma Alejandro. 

Renault Kwid tem bom desempenho no Latin NCAP

Fiat 500X teve ótimo desempenho 

O segundo modelo avaliado nesta etapa de testes do Latin NCAP foi o Fiat 500 X Mini SUV, que obteve cinco estrelas, tanto na proteção de adultos como de crianças. 

O veículo ainda recebeu o Prêmio Latino NCAP Advanced Award por oferecer o Sistema de Frenagem Automática de Emergência (AEB). O Fiat 500 X mostrou boa proteção para adultos nos testes de impacto frontal, impacto lateral e de poste. 

Fabricado na Itália, até o momento, ele não é comercializado no Brasil. No entanto, já está disponível em alguns países da América do Sul, como Argentina, Chile, Colômbia,  Costa Rica, Equador e Uruguai.

Sua versão de entrada conta com seis airbags. 

 

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 4003-3907. 

Leia também

broken-car
teste-carros-um
cobertura-seguro-carro
compra-de-carro (1)

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.