Como foi feito o teste
Simulamos colisões frontais a 64 km/h com oito carros de passeio vendidos no mercado latino-americano.
O Latin NCAP promoveu o teste de colisão de oito carros presentes em nove países da América Latina, todos disponíveis no Brasil.
Os veículos foram divididos em dois grupos:
- Quatro modelos de alguns dos carros populares mais vendidos na América Latina, além de outro não popular, equipado com um airbag, em suas versões básicas.
- Três modelos indicados pelos fabricantes (sendo um recém-lançado no Brasil), sendo todos equipados com dois airbags frontais, também em suas versões básicas.
A colisão
Cada carro foi submetido a uma colisão frontal a 64 km/h contra um obstáculo deformável, que simulava outro automóvel. O veículo colidiu com apenas 40% do obstáculo, como se o motorista estivesse tentando desviar.
No banco da frente estavam dois manequins adultos; no traseiro, outros dois simulavam uma criança de 18 meses e outra de três anos em cadeirinhas recomendadas pelos fabricantes dos carros. Os quatro manequins estavam equipados com sensores que registraram todos os choques.
Seis câmeras de vídeo e dez máquinas fotográficas registraram todos os movimentos. Os registros foram analisados e, com base nos dados coletados, foi possível estimar qual o efeito de uma colisão real para cada parte do corpo dos ocupantes.
Após os ensaios, os fabricantes foram informados dos resultados para seus veículos.