O escândalo envolvendo o maior recall da história, causado pelos "airbags mortais" da empresa japonesa Takata aconteceu em 2013.
No entanto, cinco anos depois, estima-se que apenas 800 mil proprietários, dos mais de dois milhões que foram convocados para trocar a peça defeituosa, tiveram o defeito reparado.
Entenda o perigo
O defeito está no insuflador - uma peça de metal que abriga o gás que faz a bolsa do airbag abrir. Por falhas na vedação e por exposição à umidade, a peça de metal feita pela Takata começa a trincar e, com isso, as características do gás são alteradas.
Dessa forma, em um eventual acidente que o airbag seja acionado, a abertura acontece forte demais, quebrando o insuflador em estilhaços, que são atirados contra os ocupantes.
Os ferimentos podem ser comparados a facadas e até mesmo ao de uma bala por arma de fogo.
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Procure saber se seu carro foi chamado para algum recall
Os fabricantes e as montadoras de veículos têm a obrigação de encaminhar ao proprietário do veículo comunicação individual, tais como carta, e-mail, mensagem, SMS, Whatsapp, telefonema e, inclusive comunicar em veículos de comunicação de grande circulação, incluindo seus próprios canais oficiais.
Consulte se seu carro deve passar por algum recall com a ferramenta Checkauto , também disponível aos associados da PROTESTE.
Recall é grátis e não tem prazo
Além de o conserto ser gratuito, até carros mais velhos podem ser consertados a qualquer momento.
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