Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Cuidado: seu carro pode estar equipado com um “Airbag Mortal”
O número assusta: são mais de 1 milhão de veículos rodando pelo país com verdadeiras armas mortais em seus interiores. Defeito já matou pelo menos 22 pessoas e feriu outras 180


16 abril 2018 |
bag-mortal-takata

O escândalo envolvendo o maior recall da história, causado pelos "airbags mortais" da empresa japonesa Takata aconteceu em 2013. 

No entanto, cinco anos depois, estima-se que apenas 800 mil proprietários, dos mais de dois milhões que foram convocados para trocar a peça defeituosa, tiveram o defeito reparado.

Entenda o perigo

O defeito está no insuflador - uma peça de metal que abriga o gás que faz a bolsa do airbag abrir. Por falhas na vedação e por exposição à umidade, a peça de metal feita pela Takata começa a trincar e, com isso, as características do gás são alteradas

Dessa forma, em um eventual acidente que o airbag seja acionado, a abertura acontece forte demais, quebrando o insuflador em estilhaços, que são atirados contra os ocupantes. 

Os ferimentos podem ser comparados a facadas e até mesmo ao de uma bala por arma de fogo.

Os associados da PROTESTE podem utilizar os serviços da Dekra com 10% de desconto

Procure saber se seu carro foi chamado para algum recall 

Os fabricantes e as montadoras de veículos têm a obrigação de encaminhar ao proprietário do veículo comunicação individual, tais como carta, e-mail, mensagem, SMS, Whatsapp, telefonema e, inclusive comunicar em veículos de comunicação de grande circulação, incluindo seus próprios canais oficiais.

Consulte se seu carro deve passar por algum recall com a ferramenta Checkauto , também disponível aos associados da PROTESTE.

Recall é grátis e não tem prazo

Além de o conserto ser gratuito, até carros mais velhos podem ser consertados a qualquer momento. 

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Leia também

consorcio
teste-carros-um
cobertura-seguro-carro
virtus-crash-test

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.