Exija do vendedor sua garantia

No momento da compra é importante escolher um local confiável e que ofereça garantia de no mínimo 90 dias contra problemas no carro usado.
Veja abaixo diferentes locais de compra de veículos, suas características positivas e negativas e algumas dicas dos especialistas da PROTESTE para contribuir com sua escolha:
Local |
Pontos Positivos |
Pontos Negativos |
Dica |
Revendedora de Veículos / Concessionária
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- Garantia de 90 dias prevista no Código de Defesa do Consumidor. - Maior segurança quanto à procedência do veículo. |
- Valor um pouco maior por que são revendedores. - Pagam menos pelo veículo em casos de trocas. |
- Se algum anúncio chamar a atenção, ligue e certifique-se de todos os detalhes antes de ir à concessionária. |
Particular |
- Direto com proprietário do veículo. - Maior possibilidade de negociação. |
- Não há garantia, caso ocorra à necessidade deve-se procurar a justiça comum. |
- Faça um test drive. -Verifique com atenção a procedência do carro. |
Feirão
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- Maior variedade de veículos em um mesmo ambiente. - Facilita a comparação entre modelos e preços. |
- Dificuldade de encontrar o veículo com os opcionais desejados, pois são normalmente veículos de estoque. |
- Cheque as ofertas. - Verifique com cuidado a procedência do veículo. |
Leilão |
- Preços abaixo do mercado.
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- Normalmente são carros recuperados de roubo e acidentes. -Não é possível realizar um test drive |
– Verifique a procedência do veículo e a documentação. |
Locadora
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- Carros usados em bom estado de conservação. - Preço abaixo do mercado. |
- Veículos com quilometragem acima da média do mercado. - Veículo utilizado por diversos motoristas. |
- Checar a parte mecânica e externa do veículo com precisão.
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Internet
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- Grande variedade de veículos e preços. - Maior comodidade para pesquisar o modelo e preço |
- Facilita a omissão quanto ao verdadeiro estado do veículo.
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- Marcar com o vendedor em um local de grande circulação. - Não faça depósitos ou adiantamentos. |
Se você comprou seu carro usado em concessionárias ou revendedoras, você também tem direito à garantia para fazer reclamações em até 90 dias. Muitas lojas só oferecem garantia contra problemas no motor e câmbio, mas o Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina que o estabelecimento seja responsável por problemas no veículo nesse prazo, exceto se forem descritos na nota fiscal.
A concessionária ou revendedora, deverá resolver o problema em 30 dias. Caso contrário, você poderá exigir a troca do veículo por outro equivalente, o cancelamento da compra ou o abatimento do preço proporcional.
Na hora da comprar, é importante observar se o estabelecimento oferece uma garantia adicional aos 90 dias. Se optar por ela, exija por escrito o período dessa garantia.
Compras realizadas diretamente com o proprietário não estão amparadas pelo CDC. Nesses casos, você estará protegido somente pelo Código Civil. Ou seja, se enfrentar algum problema com o veículo, terá que recorrer à Justiça.
Uma dica para ter mais garantia, se for preciso entrar com uma ação: no momento da compra, liste todas as condições adversas encontradas no veículo e peça para o ex-proprietário assinar, reconhecendo os problemas.