Mais Barato PROTESTE: Utilize nosso plugin e garanta os menores preços, nas melhores lojas!

Fiat Mobi tem fraco desempenho em teste de segurança
O carro recebeu apenas uma estrela para a proteção de ocupante adulto. 
01 agosto 2017 |
Teste Mobi

A quarta série de resultados de 2017 do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, o Latin NCAP, acabou de divulgar um decepcionante resultado para o Fiat Mobi. O veículo recebeu apenas uma estrela para a proteção do ocupante adulto e duas estrelas para criança. Isso, porque, tanto no teste de impacto frontal quanto lateral não protegeu direito o peito dos adultos. Além disso, no impacto lateral apresentou uma alta penetração, demonstrando fragilidade estrutural – falha semelhante a do Onix, da Chevrolet, avaliado recentemente (veja o teste). A falta de airbags laterais e o ruim desempenho estrutural explicam a baixa pontuação obtida no quesito.
Como não bastasse, a porta traseira se abriu durante o teste, expondo os ocupantes a potenciais riscos. A falta de cintos de segurança de três pontos em todas as posições dos bancos e o fato de não contar com ancoragens ISOFIX padrão são outros pontos negativos do Mobi, já que isso limita a instalação dos Sistemas de Retenção Infantis. O resultado surpreendeu o Latin NCAP. “É inaceitável que, em 2017, os modelos mais populares sejam vendidos com padrões tão baixos, sendo que os fabricantes oferecem boa segurança para todos os consumidores em mercados como o dos EUA por valores bem mais baixos. Os consumidores da América Latina não devem pagar mais por maior segurança, esta deve ser democratizada em nossa região”, afirma Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP.

N300 e New Rio Sedan também foram avaliados 

A versão do Chevrolet N300 para passageiros, produzida na China, também obteve fraca proteção no teste de impacto frontal, ganhando zero estrela para a proteção do ocupante adulto e uma estrela para criança. E, no teste de colisão lateral, feito a pedido do fabricante, o desempenho também foi bem fraco em relação à proteção para o tórax do adulto. Ambas as portas laterais do lado impactado se abriram no teste de colisão
Outro modelo avaliado foi o Kia New Rio Sedan, fabricado no México. Ele ganhou duas estrelas para a proteção do adulto e para o ocupante infantil. A estrutura na batida frontal foi considerada estável, mostrando um bom desempenho no impacto lateral; contudo, a falta de airbags laterais limitou sua capacidade para proporcionar uma melhor proteção. Além disso, o modelo não conta com freios ABS, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) nem cintos de três pontos em todas as posições de assentos. Apesar disso, este novo modelo mostrou avanços em relação ao modelo antigo, que obteve zero estrela para ocupante adulto e uma estrela para criança. 

 

 


Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Leia também

Bandeja de carne
waze
azeite-proibido

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.