Notícia

Fiat New Palio obtém só uma estrela com novo protocolo de avaliação do Latin NCAP

03 agosto 2016
new-palio

03 agosto 2016
Baixa qualificação se deve a pouca proteção oferecida ao ocupante adulto. No mesmo teste de segurança, carro chinês BYD F0, sem airbags, não obteve nenhuma estrela. Confira o resultado completo.

Fiat New Palio obtém só uma estrela com novo protocolo de avaliação do Latin NCAP

Com os critérios mais rígidos de avaliação o Fiat New Palio ganhou apenas uma estrela para o ocupante adulto e três estrelas para a proteção do ocupante infantil, nos últimos resultados do Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP), do qual a PROTESTE é parceira. 

Os resultados foram apresentados hoje (3), em Assunção, Paraguai, no âmbito do Congresso Americano da Federação Internacional de Automobilismo (Fia). “Os fabricantes precisam investir em mais segurança para que os resultando não  continuem a decepcionar”, destaca Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da PROTESTE.

New Palio tem baixa proteção para adulto

Antes de o modelo ser testado no impacto lateral, como agora, os resultados haviam sido bem melhores para o carro da Fiat. Em 2014 e 2015 quando as avaliações envolviam apenas o impacto frontal o modelo ganhou quatro estrelas para o ocupante adulto e três estrelas para o ocupante infantil.

Apesar de atualmente possuir uma estrutura lateral capaz de proporcionar boa proteção e pouca penetração na área dos ocupantes, o New Palio avaliado não conta com airbags laterais, o que diminui consideravelmente a proteção lateral do carro.

A baixa qualificação do adulto decorreu dos registros no peito do boneco usado no teste (dummy) no impacto lateral, apesar do bom desempenho da estrutura nesse impacto. Em proteção infantil, o modelo obteve proteção máxima em impacto lateral.


Carro chinês decepciona


O BYD F0, fabricado na China, testado na versão mais básica de segurança disponibilizada nos mercados do Latin NCAP obteve zero estrela para o ocupante adulto, e apenas uma estrela para o ocupante infantil. O modelo, similar ao reconhecido Peugeot 107, apresentou estrutura estável no impacto frontal, mas registrou lesões de elevado perigo nos dummies adultos, possivelmente devido à carência de airbags.

Mas a estrutura do veículo foi classificada como estável no impacto frontal. A baixa qualificação para proteção do ocupante infantil é devido às leituras elevadas nos dummies durante o teste, a falta de cintos de segurança de três pontos em todas as posições, instruções escassas no manual em referência à proteção infantil e pontuação baixa  quanto a instalação dos Sistemas de Retenção Infantil (SRI). 

O F0 não foi testado em impacto lateral, já que no impacto frontal obteve zero estrela. Contudo, oferece proteção básica estrutural e interior para o impacto lateral como reforços de portas.  Nesse aspecto se assemelha ao Fiat New Palio e o Kia Picanto. Em contraste com o mais caro e também testado neste ano, o Peugeot 208.


Fabricantes precisam priorizar segurança 

Para María Fernanda Rodríguez, Presidente do Latin NCAP, estes resultados do Latin NCAP evidenciam, mais uma vez, como alguns fabricantes da região ainda não levam em conta a segurança, mais especificamente a segurança infantil, como uma prioridade. “Como consumidores, pedimos que os governos e fabricantes trabalhem junto conosco e com outras organizações para conseguir democratizar a segurança nos automóveis, para todos os países poderem oferecer os mesmos níveis de segurança a todos os habitantes da região, iguais aos níveis oferecidos na Europa, no Japão, na Austrália e nos EUA”.


Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP destacou que é uma grande preocupação para o Latin NCAP o fato de que ainda em 2016 continuem a ser vendidos na América Latina modelos sem airbags. O BYD F0 imita o Peugeot 107, um modelo lançado no mercado com airbag em todas as unidades. O Latin NCAP considera que o importante seria incorporar o mesmo equipamento de segurança se o F0 queria ser similar ao 107. Apesar do fraco  resultado para a proteção do ocupante adulto do Fiat New Palio, o desempenho da estrutura lateral foi uma surpresa positiva; conseguindo um bom desempenho para um modelo popular desenvolvido localmente”. 



Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE!


Imprimir Enviar a um amigo