Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Volkswagen Virtus alcança nota máxima e Chevrolet Onix mostra melhorias em segurança
O programa Latin NCAP divulga os resultados positivos dos primeiros testes do ano, com cinco estrelas para o Virtus e três para o Onix, que obteve zero em 2017.
22 janeiro 2018 |
virtus-crash-test

A primeira série de resultados do ano 2018 do Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe, o Latin NCAP, foi apresentada hoje. Os resultados são positivos para o Volkswagen Virtus e a versão melhorada do Chevrolet Onix. De acordo com nossos últimos testes, o Virtus obteve um resultado igual ao do Polo, cinco estrelas. E embora o Onix tenha conseguido apenas três estrelas, já mostra as melhorias implementadas, em comparação com o resultado zero estrela ganho em 2017.

O recém-lançado Volkswagen Virtus, produzido no Brasil, obteve cinco estrelas para a proteção tanto para o ocupante adulto quanto para o infantil. O Virtus e o Polo são idênticos da frente até o pilar B, por isso o impacto frontal e o lateral de poste dos testes feitos no Polo, bem como seus resultados, são levados em conta para a avaliação da proteção de adultos do Virtus.



A proteção contra impacto frontal dos ocupantes infantis também é considerada igual à do Polo, já que ambos compartilham ainda a mesma plataforma e os assentos traseiros. Como o Virtus tem uma distância entre eixos maior que a do Polo, foi realizado o teste de impacto lateral no Virtus, apresentando o mesmo nível de proteção nesse impacto que o do Polo. Os airbags laterais de cabeça-tórax, de equipamento padrão, mostraram um rendimento robusto em ambos os cenários de impacto lateral. O Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) cumpre com as condições regulamentares do Latin NCAP, aprovado quanto aos critérios de rendimento requeridos no teste.

 

Para a segurança das crianças, o Virtus é aprovado sob os requisitos de i-size, oferecendo ancoragens Isofix, interruptor de desativação dos airbags e cintos de três pontos para todos os passageiros de maneira padrão. Isso permite alcançar a melhor qualificação de estrelas possível em proteção infantil. Tanto o Virtus como o Polo proporcionam proteção para pedestres padrão, possibilitando que o modelo também receba o Latin NCAP Advanced Award por essa característica de segurança tão importante. Para Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, o Virtus é mais uma prova de que a indústria local pode produzir automóveis cinco estrelas por um valor cada vez mais acessível. “E oferecendo uma maior segurança, mesmo antes de ser exigido por qualquer requerimento governamental em nossa região”, destaca.



Por outro lado, o recém-melhorado Chevrolet Onix conseguiu, limitadamente, três estrelas para a proteção do ocupante adulto e três estrelas para o ocupante infantil. O modelo, fabricado no Brasil, tinha sido avaliado pelo Latin NCAP em 2017, obtendo um decepcionante resultado de zero estrela para a proteção do ocupante adulto. A Chevrolet decidiu, então, melhorar o Onix e patrocinar uma nova avaliação do modelo agora em 2018. 

Os testes do Latin NCAP mostram que o Onix   produzido desde 15 de janeiro de 2018 (a partir do VIN 9BGKS48U0JG313644) foi melhorado com reforços estruturais, quanto à proteção contra impactos laterais e elementos de absorção da energia nas portas. E, ainda nesse impacto lateral, está protegendo melhor os adultos, com ancoragens Isofix e um novo cinto de segurança para o motorista. 

onix-crash-test 

A proteção para os ocupantes adultos conseguiu alcançar, apenas, as três estrelas, apresentando resultado fraco para o peito do adulto no impacto frontal e no lateral. A proteção do ocupante infantil mostrou um resultado de três estrelas com proteção marginal no teste de impacto frontal no dummy de três anos. O Onix conta ainda com um cinto pélvico (dois pontos) somente no banco traseiro central.

O Latin NCAP incentiva a Chevrolet a melhorar a força da proteção oferecida por esse modelo para garantir aperfeiçoados desempenhos no futuro. “Mais uma vez, o Latin NCAP demonstrou que os testes dos diferentes modelos, e a publicação de seus resultados, são ferramentas muito poderosas e eficientes disponibilizadas para melhorar a segurança dos veículos no mercado latino-americano, mesmo antes, e em um nível mais alto, que qualquer exigência a respeito por parte do governo regional”, ressalta Alejandro Furas.

A PROTESTE divulga, periodicamente, estudos e testes sobre segurança veicular. Associe-se já!

Para Ricardo Morales Rubio, Presidente da Comissão Diretora do Latin NCAP, iniciar o ano com esses resultados é muito alentador. “Os fabricantes querem mostrar que podem produzir veículos com bons níveis de segurança e, também, melhorar uma ruim qualificação conseguida nos nossos testes. É demonstrado, mais uma vez, que os resultados do Latin NCAP, sejam bons, sejam ruins, divulgam resultados positivos, impulsionando o mercado a aperfeiçoar a segurança dos veículos. De nosso lugar, parabenizamos a Volkswagen e a Chevrolet e esperamos que os outros fabricantes acompanhem esse mesmo caminho”, finaliza.

Veja também:

Nissan Kicks tem bom desempenho em teste de segurança
Polo e Corolla recebem nota máxima em teste de segurança
Renault Kwid ganha três estrelas em teste de impacto frontal e lateral
Ford Ka não é um carro seguro
Chevrolet Ônix: nota zero em segurança
Fiat Mobi tem fraco desempenho em teste de segurança

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Leia também

fidelidade-tam
babá eletrônica
abertura-BCAA
bitcoin-o-que-e

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.