Notícia

Latin NCAP: Jeep Renegade atinge nota máxima e Chery IQ decepciona nos testes de batida

15 julho 2015
latincap

15 julho 2015

Cheery IQ que é oferecido sem airbags não pontuou nos quesitos proteção e segurança. Já Renegade é o primeiro modelo produzido no Brasil a conseguir cinco estrelas.

Os testes de batida realizados pelo Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe  (Latin NCAP) do qual a PROTESTE é parceira, mostram importantes avanços e evidenciam que alguns carros com níveis de segurança deficientes continuam a ser oferecidos. Os últimos testes feitos pelo programa, analisaram a segurança e proteção dos ocupantes (adultos e crianças) oferecida pelos modelos: Jeep Renegade, Chery IQ e FIAT New Palio.



Produzido no Brasil atinge qualificação máxima

O Jeep Renegade, atingiu as cinco estrelas no tocante à proteção dos ocupantes criança e adulto. A estrutura do veículo é forte, os airbags e cintos de segurança protegem corretamente os ocupantes no impacto frontal, proporcionando uma boa proteção no impacto lateral. 

O Renegade conta com dois airbags frontais, freios ABS e lembrete de cinto de segurança de série em todas as versões. Este modelo acabou de entrar no mercado. É a primeira vez que um modelo produzido no Brasil consegue as cinco estrelas para ocupantes adultos e crianças.




Com zero estrela, Chery IQ decepciona


A versão básica do Chery IQ, produzido na China, é oferecido atualmente sem airbags. Assim, ganhou zero estrela em relação à proteção de ocupantes adultos, bem como zero estrela quanto à segurança dos ocupantes crianças. 

Este modelo substitui a velha versão do Chery QQ, também conhecido como o New QQ, Q e QQ, dependendo do país. O fabricante não recomendou os sistemas de retenção infantil a ser utilizados durante o teste.





Fabricantes devem oferecer segurança

Todos os fabricantes tem de recomendar seus sistemas de retenção (cadeirinhas). Essa decisão explica parte da baixa pontuação quanto à proteção dos ocupantes crianças. Para o Latin NCAP os fabricantes devem ser responsáveis pela segurança de todos os passageiros que viajam em seus carros: adultos e crianças.


Modelo da FIAT aumenta qualificação


O modelo da FIAT New Palio atualizou o sistema de lembrete de uso do cinto (SBR) para o motorista em todas as unidades desde julho de 2015. Depois de sua avaliação e de satisfazer os requisitos do Latin NCAP, o FIAT New Palio, com airbags, aumentou a qualificação obtida em 2014 para quatro estrelas no tocante à proteção de ocupantes adultos. 

O manual de instruções para a instalação de Sistemas de Retenção Infantil também melhorou, aumentando a pontuação do ocupante criança para três estrelas.





Latin NCAP exige padrão de segurança

O Latin NCAP continua aperfeiçoando os níveis de proteção dos ocupantes adultos e crianças, que em muitos países ainda estão abaixo dos padrões mínimos de segurança estipulados pelas Nações Unidas e apresentará ainda mais resultados neste ano, nos meses de Setembro, Novembro e Dezembro. 

Além de receber o apoio do Global NCAP, da International Consumers Research & Testing (ICRT), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Fundo Coreano para a Redução da Pobreza, neste ano, o Latin NCAP também conta com o apoio da Iniciativa Mundial da Segurança Viária Bloomberg Philanthropies.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE!


Imprimir Enviar a um amigo