Latin Ncap mostra avanços nos carros nacionais

Nesta fase do Programa de Avaliação de Carros Novos da América Latina dois modelos obtiveram 5 estrelas depois que as exigências aumentaram. Confira quais são os modelos e os resultados do teste com cada um deles:
Os últimos resultados da quinta fase de testes de colisão do Programa de Avaliação de Carros Novos na América Latina (Latin NCAP) mostram avanços importantes no desempenho de segurança dos veículos vendidos na América Latina desde que as análises começaram a ser realizadas há quatro anos, totalizando 34 veículos testados.
Dois veículos obtiveram agora pontuação máxima depois que o Latin Ncap ampliou o grau de exigência e passou a cobrar um nível "europeu" de segurança dos carros fabricados e vendidos América Latina. Atualmente para obter o índice máximo de cinco estrelas, os novos modelos devem: ter bom desempenho no teste de impacto, não impondo impactos que supõem lesões fatais aos ocupantes.
Carros com cinco estrelas no teste de impacto para adultos devem também ser aprovados no teste de impacto lateral seguindo a norma 95 das Nações Unidas. Ter quatro canais de freios com ABS (antiblocante). E precisa ter aviso no painel de instrumentos de que o cinto de segurança está desafivelado.
Além disso, a avaliação de segurança de "cadeirinhas" (assentos elevatórios para crianças) passou a exigir que os modelos estejam à venda pelas fabricantes dos carros (ou por lojas e redes distribuidoras autorizadas) nos três principais mercados da América Latina: Argentina, Brasil e México. O programa também ampliou a avaliação da segurança na área dos joelhos dos passageiros.
Também foi criado um programa independente de avaliação das cadeirinhas, para criar uma lista de bons fabricantes e modelos para que montadoras de carros e compradores possam decidir qual usar.
O objetivo é que os carros vendidos na América Latina e que também são encontrados em mercados da Europa, Ásia e nos Estados Unidos tenham níveis similares de segurança. De acordo com executivos e integrantes da equipe técnica do Latin NCAP, as mudanças servem para balizar novos padrões para fabricantes e para os governos, bem como ampliar a noção de segurança dos compradores de carros.
Carros avaliados NO LATIN NCAP (2010 A 2014) |
||
MODELO |
ADULTO |
INFANTIL |
2010 (Fase 1) |
|
|
Toyota Corolla 1.8 XEI (com airbag duplo e ABS) |
4 estrelas |
1 estrela |
Fiat Palio 1.4 ELX (com airbag duplo e ABS) |
3 estrelas |
2 estrelas |
Fiat Palio 1.4 ELX (sem airbag e ABS) |
1 estrela |
2 estrelas |
Volkswagen Gol 1.6 Trend (com airbag duplo e ABS) |
3 estrelas |
2 estrelas |
Volkswagen Gol 1.6 Trend (sem airbag e ABS) |
1 estrela |
2 estrelas |
Peugeot 207 1.4 (com airbag duplo e ABS) |
3 estrelas |
2 estrelas |
Peugeot 207 1.4 (sem airbag ou ABS) |
1 estrela |
2 estrelas |
Chevrolet Meriva (com airbag duplo) |
3 estrelas |
1 estrela |
2011 (Fase 2) |
|
|
Chevrolet Celta (sem airbag e ABS) |
1 estrela |
2 estrelas |
Chevrolet Classic (sem airbag e ABS) |
1 estrela |
1 estrela |
Chevrolet Cruze (com airbag duplo e ABS) |
4 estrelas |
3 estrelas |
Fiat Uno (sem airbag e ABS) |
1 estrela |
2 estrelas |
Ford Ka (sem airbag e ABS) |
1 estrela |
3 estrelas |
Ford Focus hatch (com airbag duplo e ABS) |
4 estrelas |
3 estrelas |
Nissan March (com airbag duplo, mas sem ABS) |
2 estrelas |
1 estrela |
Nissan Tiida hatch (com apenas um airbag e ABS) |
3 estrelas |
1 estrela |
Nissan Tiida hatch (com airbag duplo e ABS) |
4 estrelas |
1 estrela |
2012-2013 (Fase 3) |
|
|
JAC J3 (com airbag duplo e ABS) |
1 estrela |
2 estrelas |
Renault Sandero (sem airbag e ABS) |
1 estrela |
2 estrelas |
Hyundai HB20 (com airbag duplo e ABS) |
3 estrelas |
1 estrela |
Volkswagen Polo hatch (com airbag duplo e ABS) |
4 estrelas |
3 estrelas |
Renault Fluence (com airbag duplo e ABS) |
4 estrelas |
2 estrelas |
Toyota Etios hatch (com airbag duplo e ABS) |
4 estrelas |
2 estrelas |
Ford EcoSport (com airbag duplo e ABS) |
4 estrelas |
3 estrelas |
Ford New Fiesta hatch (com airbag duplo e ABS) |
4 estrelas |
4 estrelas |
Honda City (com airbag duplo e ABS) |
4 estrelas |
4 estrelas |
2013 (Fase 4) |
|
|
Chevrolet Agile (sem airbag e ABS) |
Zero |
2 estrelas |
Renault Clio (sem airbag e ABS) |
Zero |
1 estrela |
Nissan Tsuru ( Sentra) |
Zero |
Zero |
2014 (Fase 5) |
|
|
Chevrolet Spark |
Zero |
2 estrelas |
Fiat New Palio |
Zero |
2 estrelas |
Chevrolet Onix |
3 estrelas |
2 estrelas |
Fiat New Palio* |
3 estrelas |
2 estrelas |
Peugeot 208 |
4 estrelas |
3 estrelas |
Toyota Corolla |
5 estrelas |
4 estrelas |
Volkwagen Golf VII |
5 estrelas |
5 estrelas |
Seguro Auto - Mais uma vantagem da PROTESTE
Além da segurança dos veículos o seguro auto também é uma garantia para o consumidor. Por isso, a PROTESTE oferece aos seus associados o comparador de seguro auto para apresentar as seguradoras indicadas para cada perfil com a melhor relação custo x benefício.
Nossa análise considera as condições gerais dos produtos e a pesquisa de satisfação dos consumidores de cada seguradora. E, ainda, dependendo do perfil a diferença de preços para alguns modelo de veículos pode ser de mais de R$3000. Com a esta diferença você poderia contratar outro seguro.