Notícia

Latin Ncap mostra avanços nos carros nacionais

22 outubro 2014
latin-cap-proteste

22 outubro 2014

Nesta fase do Programa de Avaliação de Carros Novos da América Latina dois modelos obtiveram 5 estrelas depois que as exigências aumentaram. Confira quais são os modelos e os resultados do teste com cada um deles:

Os últimos resultados da quinta fase de testes de colisão do Programa de Avaliação de Carros Novos na América Latina (Latin NCAP) mostram avanços importantes no desempenho de segurança dos veículos vendidos na América Latina desde que as análises começaram a ser realizadas há quatro anos, totalizando 34 veículos testados.

Dois veículos obtiveram agora pontuação máxima depois que o Latin Ncap ampliou o grau de exigência e passou a cobrar um nível "europeu" de segurança dos carros fabricados e vendidos América Latina.  Atualmente para obter o índice máximo de cinco estrelas, os novos modelos devem: ter bom desempenho no teste de impacto, não impondo impactos que supõem lesões fatais aos ocupantes.

Carros com cinco estrelas no teste de impacto para adultos devem também ser aprovados no teste de impacto lateral seguindo a norma 95 das Nações Unidas. Ter quatro canais de freios com ABS (antiblocante). E precisa ter aviso no painel de instrumentos de que o cinto de segurança está desafivelado.

Além disso, a avaliação de segurança de "cadeirinhas" (assentos elevatórios para crianças) passou a exigir que os modelos estejam à venda pelas fabricantes dos carros (ou por lojas e redes distribuidoras autorizadas) nos três principais mercados da América Latina: Argentina, Brasil e México. O programa também ampliou a avaliação da segurança na área dos joelhos dos passageiros.

Também foi criado um programa independente de avaliação das cadeirinhas, para criar uma lista de bons fabricantes e modelos para que montadoras de carros e compradores possam decidir qual usar.

O objetivo é que os carros vendidos na América Latina e que também são encontrados em mercados da Europa, Ásia e nos Estados Unidos tenham níveis similares de segurança. De acordo com executivos e integrantes da equipe técnica do Latin NCAP, as mudanças servem para balizar novos padrões para fabricantes e para os governos, bem como ampliar a noção de segurança dos compradores de carros.

Carros avaliados NO LATIN NCAP (2010 A 2014)

MODELO

ADULTO

INFANTIL

2010 (Fase 1)

 

 

Toyota Corolla 1.8 XEI (com airbag duplo e ABS)

4 estrelas

1 estrela

Fiat Palio 1.4 ELX (com airbag duplo e ABS)

3 estrelas

2 estrelas

Fiat Palio 1.4 ELX (sem airbag e ABS)

1 estrela

2 estrelas

Volkswagen Gol 1.6 Trend (com airbag duplo e ABS)

3 estrelas

2 estrelas

Volkswagen Gol 1.6 Trend (sem airbag e ABS)

1 estrela

2 estrelas

Peugeot 207 1.4 (com airbag duplo e ABS)

3 estrelas

2 estrelas

Peugeot 207 1.4 (sem airbag ou ABS)

1 estrela

2 estrelas

Chevrolet Meriva (com airbag duplo)

3 estrelas

1 estrela

2011 (Fase 2)

 

 

Chevrolet Celta (sem airbag e ABS)

1 estrela

2 estrelas

Chevrolet Classic (sem airbag e ABS)

1 estrela

1 estrela

Chevrolet Cruze (com airbag duplo e ABS)

4 estrelas

3 estrelas

Fiat Uno (sem airbag e ABS)

1 estrela

2 estrelas

Ford Ka (sem airbag e ABS)

1 estrela

3 estrelas

Ford Focus hatch (com airbag duplo e ABS)

4 estrelas

3 estrelas

Nissan March (com airbag duplo, mas sem ABS)

2 estrelas

1 estrela

Nissan Tiida hatch (com apenas um airbag e ABS)

3 estrelas

1 estrela

Nissan Tiida hatch (com airbag duplo e ABS)

4 estrelas

1 estrela

2012-2013 (Fase 3)

 

 

JAC J3 (com airbag duplo e ABS)

1 estrela

2 estrelas

Renault Sandero (sem airbag e ABS)

1 estrela

2 estrelas

Hyundai HB20 (com airbag duplo e ABS)

3 estrelas

1 estrela

Volkswagen Polo hatch (com airbag duplo e ABS)

4 estrelas

3 estrelas

Renault Fluence (com airbag duplo e ABS)

4 estrelas

2 estrelas

Toyota Etios hatch (com airbag duplo e ABS)

4 estrelas

2 estrelas

Ford EcoSport (com airbag duplo e ABS)

4 estrelas

3 estrelas

Ford New Fiesta hatch (com airbag duplo e ABS)

4 estrelas

4 estrelas

Honda City (com airbag duplo e ABS)

4 estrelas

4 estrelas

2013 (Fase 4)

 

 

Chevrolet Agile (sem airbag e ABS)

Zero

2 estrelas

Renault Clio (sem airbag e ABS)

Zero

1 estrela

Nissan Tsuru ( Sentra)

Zero

Zero 

2014 (Fase 5)

 

 

Chevrolet Spark

Zero

2 estrelas

Fiat New Palio

Zero

2 estrelas

Chevrolet Onix

3 estrelas

2 estrelas

Fiat New Palio*

3 estrelas

2 estrelas

Peugeot 208

4 estrelas

3 estrelas

Toyota Corolla

5 estrelas

4 estrelas

Volkwagen Golf VII

5 estrelas

5 estrelas


Seguro Auto - Mais uma vantagem da PROTESTE

Além da segurança dos veículos o seguro auto também é uma garantia para o consumidor. Por isso, a PROTESTE oferece aos seus associados o comparador de seguro auto para apresentar as seguradoras indicadas para cada perfil com a melhor relação custo x benefício. 

Nossa análise considera as condições gerais dos produtos e a pesquisa de satisfação dos consumidores de cada seguradora. E, ainda, dependendo do perfil a diferença de preços para alguns modelo de veículos pode ser de mais de R$3000. Com a esta diferença você poderia contratar outro seguro. 

COTAÇÃO SEGURO AUTO

 


Imprimir Enviar a um amigo