Notícia

Na direção noturna redobre a atenção

23 julho 2013

23 julho 2013

Na direção noturna, principalmente, é preciso ter uma atitude defensiva. Esse é um dos períodos que mais exige atenção e concentração. Veja nossas dicas para dirigir no período da noite com toda a segurança necessária.

Na direção noturna o mais importante é que o condutor não dirija com sono. Se precisar, pare em local seguro e procure se movimentar. Um cafezinho ou um copo de água fresca podem ajudar. Mas, na dúvida, é melhor dividir a direção com outra pessoa ou descansar.

É importante que o condutor mantenha todos os vidros limpos os faróis regulados. Pois, o reflexo da sujeira dos vidros pode impedir a percepção de informações visuais importantes, e, os faróis podem perder qualidade de iluminação, conforme o tempo de uso.

Siga nossas dicas para dirigir com segurança nessa condição:

  • Reduza a velocidade do veículo para ter mais tempo de reagir diante de qualquer situação inesperada.
  • Mantenha os faróis acesos durante a noite e nunca apenas as lanternas. Use fachos baixos nas cidades e vias com fluxo de veículos e reserve os fachos altos somente para quando não há outros usuários visíveis na via ou para possíveis sinalizações de alerta.
  • Se precisar avisar quem vem no sentido contrário para baixar os faróis, dê um toque rápido nos faróis, sendo este um sinal tradicional para avisar o outro motorista. Se mesmo assim ele não baixar os faróis, não use o facho alto, pois desta forma os dois ficarão momentaneamente cegos aumentando o risco de uma colisão.
  • Poeira, poluição, sereno, neblinas podem embaçar os vidros e prejudicar a visibilidade noturna.
  • Se o carro à sua frente tem película nos vidros, mantenha distância um pouco maior do que normalmente faria uma vez que a película dificulta a visibilidade do trânsito a frente deste veiculo.
  • Olhos fixos na via podem criar alguma dificuldade na identificação de objetos durante a noite. Pequena movimentação contínua dos olhos pode manter a acuidade e facilitar a identificação de objetos mal iluminados.
  • Os faróis dos veículos que transitam em sentido contrário podem ofuscar sua visão. Procure desviar o olhar quando for surpreendido por um veículo usando faróis altos, mantendo a visão por alguns instantes na faixa delimitadora da via. 

Imprimir Enviar a um amigo