Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Nissan March alcança nota mínima e Mazda 2, avaliado pela primeira vez, ainda precisa melhorar
O programa Latin NCAP divulga a quarta série dos testes do ano, com apenas uma estrela para o Nissan March e duas para o Mazda, que foi testado pela primeira vez
31 julho 2018 |
LATINNCAP-Cam1

A quarta série de resultados do ano 2018 do Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe, o Latin NCAP, foi apresentada hoje. 

Os resultados não são tão positivos para o Nissan March, nem para o Mazda 2.

De acordo com os testes, o Nissan March, fabricado no México e no Brasil, obteve uma estrela para ocupante adulto e duas estrelas para ocupante infantil.

O veículo já chegou a ser avaliado com 4 estrelas para ocupante adulto, em 2015 e vem apresentando um histórico de rebaixamento, a cada atualização com os novos critérios de avaliação.

E o Mazda, fabricado no México, ainda que apresente um grande potencial de melhora, só alcançou duas estrelas para ocupante adulto e três para ocupante infantil, em sua estreia nos testes.

No que diz respeito ao Nissan March, o que mais influenciou sua baixa avaliação está relacionado à proteção do ocupante adulto: o veículo proporcionou uma grande compressão frontal do peito e a estrutura se apresentou instável.

Além disso, não há Lembrete de Cinto de Segurança (SBR), elemento que consideramos fundamental para garantir a segurança dos passageiros.

O March também não oferece ancoragens ISOFIX como equipamento padrão. São essas estruturas que permitem fixar a cadeirinha das crianças com mais segurança.

Dessa forma, os Sistemas de Retenção Infantil (SRI) foram instalados utilizando cintos de segurança.

Sendo assim, tanto crianças como adultos acabam tendo sua segurança limitada dentro do automóvel.

Para Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, “é preocupante o baixo nível de proteção proporcionado por um dos carros mais vendidos como é o Nissan March.”  

Já o Mazda 2, apresentou proteção satisfatória tanto no impacto frontal como no impacto lateral para os adultos, nos testes de batida. Para os ocupantes infantis, a proteção também foi boa.

Diferente do Nissan March, o modelo oferece o aviso sonoro para o cinto de segurança em ambos os assentos da frente.

No entanto, ficou apenas com duas estrelas por ainda não cumprir com todos os requisitos do Latin NCAP. 

Para melhorar sua avaliação, consideramos que o modelo precisa aprimorar seu SBR e implementar o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC)

No que diz respeito à segurança dos ocupantes infantis, o veículo foi bem avaliado: recebeu três estrelas no impacto frontal e lateral. 

O Mazda 2 já utiliza a ancoragem ISOFIX em seu Sistema de Retenção Infantil (SRI) e, além disso, o modelo apresenta cinto de três pontos como padrão em todos os bancos.

Tanto os testes como a publicação de seus resultados, são ferramentas muito poderosas e eficientes disponibilizadas para melhorar a segurança dos veículos no mercado latino-americano.

Por isso, acreditamos que na próxima avaliação, o Mazda 2 já consiga elevar seu número de estrelas, implementando  as melhorias apontadas pelo Latin NCAP como necessárias. 

No que diz respeito a isso, Ricardo Morales, Presidente da Comissão Diretiva do Latin NCAP, comenta: “Os resultados do Latin NCAP têm gerado reações positivas nos consumidores e, recentemente, também, nos fabricantes. Os consumidores começaram a demandar veículos novos e mais seguros e os fabricantes estão escutando essa solicitação. Agora é o momento para os governos da América Latina e do Caribe também mostrarem um sinal positivo e se comprometerem a promover os resultados de estrelas do Latin NCAP para veículos mais seguros. O benefício desta simples ação é enorme: proteger os consumidores e salvar vidas”, finaliza.

Veja também:

 Nissan Kicks tem bom desempenho em teste de segurança

Volkswagen Virtus alcança nota máxima e Chevrolet Onix mostra melhorias em segurança

Polo e Corolla recebem nota máxima em teste de segurança

Renault Kwid ganha três estrelas em teste de impacto frontal e lateral

Ford Ka não é um carro seguro

Chevrolet Ônix: nota zero em segurança

Fiat Mobi tem fraco desempenho em teste de segurança

 Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 4003-3907 (de celular).

Leia também

gps-dois
Henrique Bom Dia Rio
carro-sandero
broken-car

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.