Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Novos resultados: Nivus atinge cinco estrelas enquanto WR-V decepciona com apenas uma estrela

Latin NCAP apresenta resultados animadores para modelos mais acessíveis

15 setembro 2022 |

A segunda apresentação de resultados do ano do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, mostra resultados animadores de cinco estrelas para modelos mais acessíveis, enquanto a Honda decepciona com resultado de uma estrela.

Volkswagen Nivus

O Volkswagen Nivus, fabricado no Brasil, equipado com seis airbags (frontais, laterais de corpo e laterais de cabeça) e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) padrão, ganhou cinco estrelas. O crossover compacto conseguiu 92,47% em Proteção de Ocupantes Adultos, 91,57% em Proteção de Ocupantes Crianças, 48,74% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 84,95% em Assistência à Segurança.

O modelo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) de cidade e alta velocidade, Assistentes de Velocidade e ESC. Mais de 50% do volume de vendas do Nivus na região são equipados com AEB. Todo o equipamento padrão e avaliado mostrou um bom desempenho, permitindo que o Nivus alcançasse as cinco estrelas. Esperava-se que a Proteção de Pedestres apresentasse melhores resultados e que estivesse disponível o AEB para Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas. A Detecção de ponto cego (BSD), Sistemas de Suporte de Pista (LSS) e Detecção de Borda de Estrada (RED) também poderiam ajudar a alcançar uma pontuação mais alta. A versão europeia do modelo, chamada Taigo, oferece equipamento ADAS padrão, enquanto é opcional para algumas versões na região da América Latina e do Caribe.

Honda WR-V

O Honda WR-V, fabricado no Brasil, equipado com dois airbags frontais e ESC padrão, foi classificado como uma estrela. O crossover compacto atingiu 41,03% na Proteção de Ocupantes Adultos, 40,66% na Proteção de Ocupantes Crianças, 58,82% na Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 48,84% na Assistência à Segurança.

O modelo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical, proteção de pedestres e ESC. A falta de airbags laterais de cortina padrão limitou a pontuação e melhor desempenho na Proteção de Ocupantes Adultos. Os cintos de segurança não atendem aos requisitos do Latin NCAP para conformidade com a UN ou FMVSS. A falta do interruptor de desativação do airbag do passageiro explica a baixa pontuação para a Proteção de Ocupantes Crianças. A proteção passiva de pedestres foi boa e o desempenho do ESC também foi aceitável.

Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse: “Os consumidores devem ficar satisfeitos em ver modelos mais populares alcançando cinco estrelas. O Latin NCAP se surpreende ao encontrar estas diferenças entre o Nivus e o WR-V, que são concorrentes no mesmo segmento, já que a Honda ganhou apenas uma estrela, principalmente devido à falta de equipamentos de segurança. O Latin NCAP incentiva a Honda a melhorar o WR-V e logo oferecer novamente modelos cinco estrelas para a região, já que a última vez que isso aconteceu foi em 2015”.
      
Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, disse:“É muito promissor que alguns fabricantes como a Volkswagen já estejam incluindo tecnologias avançadas de assistência à condução com uma maior participação em suas vendas, esperamos que em breve sejam padrão em todos os novos modelos vendidos no mercado, pois isso salvará muitas vidas em nossas ruas, principalmente as dos usuários vulneráveis das estradas. Assim, apelamos enfaticamente para a marca Honda melhorar o desempenho de segurança dos carros populares que ela comercializa em nossa região – merecemos o mesmo tipo de segurança que a Honda oferece aos consumidores no Japão e na Europa.”

Volkswagen Nivus (6 airbags)
Leia o relatório completo
Assista ao vídeo do teste de colisão
Faça o download das imagens do testes de colisão

Honda WR-V (2 airbags)
Leia o relatório completo
Assista ao vídeo do teste de colisão
Faça o download das imagens dos testes de colisão

________________________________________

Acerca do Latin NCAP

O Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP) foi lançado em 2010 para desenvolver um sistema regional independente de testes de colisão de veículos e de qualificação de segurança na região. O Latin NCAP replica programas de testes de consumidores similares desenvolvidos nos últimos trinta anos na América do Norte, na Europa, na Ásia e na Austrália, que demonstraram ser muito eficazes na melhora da segurança dos veículos. Desde 2010, o Latin NCAP vem publicado os resultados de mais de 135 veículos. www.latinncap.com/resultados

O Latin NCAP agradece o apoio recebido pelo Global New Car Assessment Programme (Global NCAP), pelo International Consumers Research and Testing (ICRT), pela FIA Foundation, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Bloomberg Philanthropies Global Road Safety Initiative. O Latin NCAP é membro associado do Global NCAP e apoia o Decênio de Ação das Nações Unidas para a Segurança Viária e à iniciativa Stop the Crash.

 

.

Leia também

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.