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Novo Renault Duster mantém quatro estrelas em teste de segurança

SEAT Tarraco, nova SUV da fabricante espanhola, atingiu cinco estrelas e dois Latin NCAP Advanced Awards

30 outubro 2019 |
duster_crashtest_lateral

O Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, realizada pela Latin NCAP, avaliou dois novos modelos de carros: o SEAT Tarraco e a nova versão popular do Renault Duster. 

O Renault New Duster, fabricado no Brasil, Romênia e Colômbia, recebeu quatro estrelas no teste de Proteção de Ocupantes Adultos e três estrelas na Proteção de Ocupantes Infantis. O carro conta com dois airbags frontais, além de ESC (controle eletrônico de estabilidade), como equipamento padrão. Ele também oferece Lembrete de Cinto de Segurança (SBR) nos dois bancos dianteiros.

Nos testes de impacto frontal a estrutura do New Duster foi considerada instável e não conseguiu suportar cargas maiores. No impacto lateral, houve alta penetração na estrutura, não sendo o esperado em nova versão de um modelo. Durante o teste da Proteção de Ocupantes Infantis a cabeça de ambos os dummies (bonecos que simulam seres humanos nos testes) tiveram contato com o interior do veículo.  O dummy de três anos foi instalado com ancoragens ISOFIX e Top Tether, ambos dispositivos de segurança, já o dummy de 18 meses foi colocado olhando para trás com cinto de segurança do adulto. 

No novo Renault é possível desconectar o airbag do passageiro de forma manual. 

O novo modelo do Renault Duster foi testado em sua versão romena, importada principalmente para o Chile. Assim que estiverem disponíveis, serão testadas as versões produzidas na América Latina.

O secretário-geral do Latin NCAP, Alejandro Furas, comenta a importância dos testes de segurança em automóveis e do apoio governamental. 
“Os bons resultados estão incentivando os consumidores latino-americanos a exigir maior segurança. Esperava-se um melhor desempenho de segurança no New Duster e um equipamento de segurança igual ao do Dacia Duster na Europa, que oferece airbags laterais para o corpo e airbags para a cabeça, como padrão, entre outros recursos de segurança”. 

TARRACO

Fabricado pela SEAT e produzido na Alemanha, o recém-lançado Tarraco conquistou facilmente cinco estrelas de avaliação para proteção de ocupantes adultos e proteção de ocupantes crianças. Também recebeu dois Latin NCAP Advanced Awards para proteção de pedestres e Frenagem Autônoma de Emergência (AEB). A nova SUV conta com sete airbags como padrão: três frontais, dois laterais para o corpo e dois de cortina e Controle Eletrônico de Estabilidade, com uma estrutura estável. Ainda assim, no teste de impacto lateral, a porta se abriu o que fez com que o carro perdesse um ponto na pontuação total, porém não alterou o resultado final de cinco estrelas. 

 tarraco_crashtest_frontal

 Apesar da boa proteção para ocupante criança, a proteção no peito do dummy de três anos é limitada, e poderia ser otimizada se o sistema de retenção para crianças de três anos fosse colocado voltado para trás. O primeiro Latin NCAP Advanced Award do Tarraco veio por meio do recurso de proteção para pedestres como padrão de acordo com os Regulamentos das Nações Unidas. Já o segundo Advanced Awards veio pela disponibilidade opcional do AEB.

“Informar os consumidores muda o mercado de veículos mais seguros voluntariamente, sem atritos políticos desnecessários e mais rápido do que o esperado. Mas, para conseguir isso, os consumidores devem ter informações de segurança claras e independentes, como as classificações por estrelas do Latin NCAP, que é a única que avalia veículos na região. Incentivamos os governos da América Latina e do Caribe a impulsionar e apoiar informações independentes para o consumidor sobre segurança de veículos, seguindo as recomendações da ONU sobre os NCAPs. O Latin NCAP mostrou que são possíveis mudanças testando alguns modelos vendidos na região. Com o apoio e o compromisso dos governos, por exemplo, ao incentivar e estabelecer requisitos obrigatórios de rotulagem com classificações por estrelas, a segurança dos veículos pode melhorar muito rapidamente e muitas vidas podem ser salvas em um curto período de tempo”, disse Furas. 

O presidente da Comissão Diretiva do Latin NCAP, Ricardo Morales, concorda e reforça a importância do posicionamento dos governos em testes de segurança automotivos. “O Latin NCAP continua demonstrando a importância e o poder das informações para o consumidor. É muito importante ver como vários fabricantes estão preocupados em trazer ao mercado modelos que estão bem acima do exigido pelos governos em referência aos regulamentos de veículos. Isso se deve à pressão que os consumidores estão exercendo no mercado da região. Durante esses anos, eles trabalharam perto dos governos, infelizmente sem o efeito esperado. Está na hora de os governos da região emitirem sinais claros e assumirem compromissos reais com veículos mais seguros, para atacar seriamente esse problema que afeta nossos países”, finaliza. 

 

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