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Polo e Corolla ganham nota máxima em teste de segurança da Latin NCAP
Modelos receberam o prêmio Latin NCAP Advanced Award, que também contempla a proteção para pedestres
26 setembro 2017 |
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O Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, o Latin NCAP, divulgou hoje os resultados de teste de colisão feito com dois carros produzidos no Brasil: Toyota Corolla e o Volkswagen Polo. Ambos os modelos conseguiram a máxima qualificação nos testes realizados de impacto frontal, lateral e lateral de poste. 

O Latin NCAP replica programas de testes similares aos desenvolvidos nos últimos 30 anos em todo o mundo, demonstrando ser muito eficazes no progresso da segurança dos carros. Desde 2010, foram testados de mais de 80 veículos, em oito fases de teste. Nos testes de colisão, cada automóvel é submetido a uma colisão frontal a 64 km/h contra um obstáculo deformável, que simula outro carro. 

Quanto mais seguro o carro, mais estrelas ele recebe. Os dois modelos foram avaliados em número de estrelas, que vão de cinco, para segurança ideal para aos ocupantes, a zero, para os mais inseguros.

O  recém-lançado Volkswagen Polo obteve cinco estrelas no teste de colisão frontal tanto para a proteção de adultos quanto de crianças. Veja a avaliação:

Teste de colisão do Polo:

  

Itens avaliados como airbags de cabeça-tórax apresentaram um rendimento robusto em todos os testes de colisão. Quanto à segurança infantil, o Volkswagen Polo respeita a normativa i-size, oferecendo segurança máxima em impactos para crianças.

Para a proteção dos ocupantes, um bom carro deve satisfazer a duas condições: em colisão, a estrutura não pode entrar em colapso; e deve contar com um absorvedor metálico, em aço ou alumínio, que evita a deformação das longarinas (peças estruturais atrás do para-choque), conhecido como crash box.

Teste do Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC, da sigla em inglês) do Polo:

 O Controle Eletrônico de Estabilidade cumpre com as condições do Latin NCAP, reconhecidas internacionalmente.

Teste de proteção para pedestres do Polo:

Em todos os quesitos o Polo conseguiu as cinco estrelas para a proteção de adultos e crianças, proporcionando, também, proteção para pedestres. Esse resultado fez com que o modelo ganhasse prêmio Latin NCAP Advanced Award ao oferecer essa característica de segurança tão importante.

O Toyota Corolla, recém-atualizado, com sete airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade de fábrica, conseguiu as cinco estrelas tanto para a proteção de adultos, quanto crianças. O modelo, que tinha sido previamente avaliado em 2014 e obtido cinco estrelas para a proteção de adultos, foi reavaliado conforme o último protocolo do Latin NCAP e auditado em diferentes versões de diversas plantas. Veja a avaliação:

Teste de proteção para pedestres do Corolla:

O modelo também recebeu o prêmio Latin NCAP Advanced Award devido à nota máxima nos testes de proteção dos pedestres.

bom desempenho no teste de colisão frontal, lateral, lateral de poste e o Controle Eletrônico de Estabilidade, que cumpre com os requisitos do Latin NCAP, permitiram ao Corolla ganhar a qualificação máxima de proteção de adultos e crianças. A versão do Corolla fabricada nos Estados Unidos, que abastece algumas regiões do mercado brasileiro, também foi auditada no teste de colisão frontal e apresentou resultados satisfatórios, conquistando as cinco estrelas

Teste do Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC, da sigla, em inglês) do Corolla:

Para Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, os resultados apresentados nos testes são alentadores: "É uma mensagem clara para os governos, os consumidores, os fabricantes de automóveis que investem em uma maior segurança e para aqueles que ainda estão adiando, em nossos mercados, a incorporação dos níveis mínimos de segurança do mundo", afirma.

O Secretário também ressalta a importância dos testes em modelos recém-lançados: "É ótimo ter o resultado do Latin NCAP apenas um modelo é lançado à venda, e não ter que esperar meses para os consumidores contarem com essa informação. Imaginem quão longe poderíamos chegar se todos os veículos do mercado fossem testados pelo Latin NCAP. Assim sendo, os consumidores contariam com informação sobre a segurança de cada carro ao comprar um novo. É possível e fatível. Torçamos agora por carros mais seguros na América Latina",destaca.

Ricardo Morales Rubio, Presidente da Comissão Diretiva do Latin NCAP, comemora o resultado positivos dos testes: "Esses dois modelos populares demonstram claramente que é possível oferecer modelos produzidos localmente com níveis de segurança de cinco estrelas em 2017. Esperamos que esse fato anime outros fabricantes a acompanharem os passos da Toyota e da Volkswagen. Os fabricantes estão mostrando seu compromisso com relação a veículos mais seguros, embora faltem regulamentações sólidas de segurança em toda a região", finaliza.

 

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