Notícia

PROTESTE lança Cartilha do Condutor

23 agosto 2012

23 agosto 2012

Além dos direitos e cuidados com a segurança do veículo há dicas para manutenção e como recorrer de multas.

A PROTESTE - Associação Brasileira dos Direitos do Consumidor acaba de lançar a Cartilha do Condutor, a publicação tem como objetivo alertar sobre os direitos, cuidados e maneiras de evitar os possíveis riscos que somos expostos nas ruas e estradas. A cartilha também destaca o alto custo para manter um carro no Brasil, considerando os impostos que representam mais de um terço do preço final do veículo.

No momento da aquisição do veículo já está embutido no valor total mais de 30% em impostos. Depois são cobradas várias taxas – licenciamento, IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e o seguro obrigatório. Além destes gastos para ter um carro, os condutores pagam também para obter a habilitação, para estacionar em vias públicas ou em garagens particulares e para comprar o combustível que também tem preço elevado.

São abordadas na cartilha as providências para evitar e reduzir os acidentes e até dicas para uma boa manutenção do veículo. São citados entre os fatores geradores de acidentes, as falhas na manutenção e fabricação do carro, problemas na manutenção das vias e rodovias e o comportamento inadequado de pedestres e motoristas que desrespeitam as regras de segurança.

Entre as atitudes essenciais para o condutor a cartilha destaca:

- Antes de utilizar o carro, conferir os itens obrigatórios e o bom estado do veículo.

- Respeitar a faixa de pedestres, os sinais de trânsito e os limites de velocidade.

- Não dirigir após consumir bebida alcoólica.

- Ter atenção redobrada em condições climáticas adversas.

- Usar o cinto de segurança, inclusive no banco de traseiro.

A PROTESTE luta há anos para que os carros brasileiros saiam de fábrica equipados com airbags para minimizar os ferimentos e evitar mortes de motoristas e de passageiros em caso de colisões. No entanto apenas em 2014 todos os veículos terão a obrigatoriedade de sair da fábrica equipados com itens de segurança como airbags e freios ABS.

Para colaborar com as melhorias no trânsito os consumidores podem fazer sua parte preocupando-se mais com a segurança do seu veículo e não apenas com sua aparência. Algumas dicas são fazer revisões periódicas, utilizar combustível com procedência confiável, conferir o funcionamento dos cintos de segurança e manter os pneus calibrados.

Além da segurança veicular são tratadas na cartilha questões como transporte adequado de crianças, animais e bagagens. E também como recorrer em casos de multas de trânsito equivocadas junto ao departamento público que aplicou a multa.

A publicação também destaca dicas de pequenos gestos que podem facilitar a convivência no trânsito e melhorar a qualidade de vida de motoristas, passageiros e pedestres.


Imprimir Enviar a um amigo