PROTESTE lança Cartilha do Condutor

Além dos direitos e cuidados com a segurança do veículo há dicas para manutenção e como recorrer de multas.
No momento da aquisição do veículo já está embutido no valor total mais de 30% em impostos. Depois são cobradas várias taxas – licenciamento, IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e o seguro obrigatório. Além destes gastos para ter um carro, os condutores pagam também para obter a habilitação, para estacionar em vias públicas ou em garagens particulares e para comprar o combustível que também tem preço elevado.
São abordadas na cartilha as providências para evitar e reduzir os acidentes e até dicas para uma boa manutenção do veículo. São citados entre os fatores geradores de acidentes, as falhas na manutenção e fabricação do carro, problemas na manutenção das vias e rodovias e o comportamento inadequado de pedestres e motoristas que desrespeitam as regras de segurança.
Entre as atitudes essenciais para o condutor a cartilha destaca:
- Antes de utilizar o carro, conferir os itens obrigatórios e o bom estado do veículo.
- Respeitar a faixa de pedestres, os sinais de trânsito e os limites de velocidade.
- Não dirigir após consumir bebida alcoólica.
- Ter atenção redobrada em condições climáticas adversas.
- Usar o cinto de segurança, inclusive no banco de traseiro.
A PROTESTE luta há anos para que os carros brasileiros saiam de fábrica equipados com airbags para minimizar os ferimentos e evitar mortes de motoristas e de passageiros em caso de colisões. No entanto apenas em 2014 todos os veículos terão a obrigatoriedade de sair da fábrica equipados com itens de segurança como airbags e freios ABS.
Para colaborar com as melhorias no trânsito os consumidores podem fazer sua parte preocupando-se mais com a segurança do seu veículo e não apenas com sua aparência. Algumas dicas são fazer revisões periódicas, utilizar combustível com procedência confiável, conferir o funcionamento dos cintos de segurança e manter os pneus calibrados.
Além da segurança veicular são tratadas na cartilha questões como transporte adequado de crianças, animais e bagagens. E também como recorrer em casos de multas de trânsito equivocadas junto ao departamento público que aplicou a multa.
A publicação também destaca dicas de pequenos gestos que podem facilitar a convivência no trânsito e melhorar a qualidade de vida de motoristas, passageiros e pedestres.