Notícia

PROTESTE na Semana de Trânsito

20 setembro 2010

20 setembro 2010

É necessário investir em segurança, mas pedestres e motoristas também precisam seguir as normas no tráfego.

A Semana Nacional de Trânsito acontece de 18 a 25 de setembro e é um período para reflexão sobre o papel de motoristas, pedestres e passageiros. O trânsito registra uma morte a cada meia hora, atingindo, principalmente, a faixa de 15 a 44 anos. Orientação e conscientização podem ajudar a reverter este triste quadro no Brasil, onde morrem mais pessoas em acidentes do que em guerras civis em alguns países do mundo.

Leis devem ser respeitadas

Os fatores que nos põem em risco nas ruas e estradas são muitos. Vão desde falhas na manutenção e construção de carros e vias, até o comportamento inadequado de pedestres e motoristas que desrespeitam os procedimentos mais elementares de segurança.

Medidas educativas continuadas de conscientização da comunidade ajudam para se obter um comportamento seguro, através do bom exemplo, como:

• O respeito à faixa de pedestres, aos sinais de trânsito e ao limite de velocidade.

• Não dirigir após consumir bebida alcoólica.

• Uso do cinto de segurança por todos os passageiros dos veículos, inclusive no banco de trás.

PROTESTE quer estradas e carros mais seguros

Os inúmeros danos que a falta de segurança no trânsito têm trazido à sociedade colocam muitas vidas em risco, tanto dos que dirigem seus veículos pelas vias públicas, quanto dos pedestres que por elas circulam.

Preocupada com esta questão, a PROTESTE alerta para a necessidade de intensificar investimentos em medidas efetivas de segurança para pedestres, passageiros e condutores de veículos. É essencial produzir estradas e carros mais seguros e aperfeiçoar os serviços de atendimento em situações de emergência, além de campanhas e ações educativas.


Imprimir Enviar a um amigo