Renault Clio perde as três estrelas de segurança no Latin NCAP

Por conta da legislação brasileira, equipamento de segurança retirado em outros países permanece obrigatório no Brasil.
O Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina e Caribe (Latin NCAP), do qual a PROTESTE é parceira, retirou as três estrelas em segurança do Renault Clio, atribuindo-lhe zero estrela para a proteção dos adultos.
O Latin NCAP tomou esta medida após constatar que a produção do Renault Clio na Colômbia não conta com airbags, no modelo básico.
Segunda a legislação brasileira, o airbag é um item de segurança obrigatório e todos os veículos comercializados no Brasil devem sair de fábrica já com este equipamento.
Portanto, o consumidor brasileiro não sofrerá as consequências da decisão tomada pela Renault. Mas a montadora não poderá mais informar que o Clio obteve três estrelas em avaliação do Latin NCAP.
Em 2013 o Renault Clio havia obtido zero estrela para sua versão sem airbags para ocupantes. Como resultado do teste de colisão, a Renault se comprometeu a comercializar apenas o modelo com airbags para motoristas e acompanhantes, instalados como padrão para a América Latina.
Por causa desse compromisso e teste de produção, o Latin NCAP voltou a avaliar o Renault Clio com airbags para motorista e acompanhante, quando o veículo obteve três estrelas.
Após tomar conhecimento do rebaixamento na avaliação do Clio vendido na Colômbia, a Renault se comprometeu a incluir airbags de passageiro e acompanhante em fevereiro de 2016.
Mas, por enquanto, o Latin NCAP mantém a classificação zero estrela em relação à proteção dos ocupantes adultos para toda a América Latina.
