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Renault Kwid tem bom desempenho em teste de segurança do Latin NCAP
Versão brasileira recebeu três estrelas na proteção contra impactos frontal e lateral.
16 novembro 2017 |
Crash_test_Kwid
O Renault Kwid teve bom desempenho nos testes de colisão realizados pelo Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, o Latin NCAP. Os resultados das simulações de impactos frontal e lateral foram apresentados hoje.

Latin NCAP utiliza métodos de ensaio internacionalmente reconhecidos e qualifica entre 0 e 5 estrelas a proteção oferecida pelos veículos para ocupantes adultos e crianças. Quanto mais seguro o carro, mais estrelas ele recebe. O Latin NCAP começou em 2010 como uma iniciativa e em 2014 foi criada como uma associação, no âmbito de uma entidade jurídica. 

Apresentado pela Renault como o SUV dos compactos, o Kwid brasileiro conta com quatro airbags em todas as suas versões e teve desempenho acima da versão fabricada na Índia, que foi testada em 2016. O modelo mostrou proteção frontal adequada para um passageiro adulto, o que lhe rendeu três estrelas. “A estrutura do Kwid brasileiro foi melhorada em comparação com o modelo indiano. E temos que enaltecer esse tipo de reação da Renault. O carro ainda não é cinco estrelas, mas é um exemplo de que os carros brasileiros podem e estão melhorando quanto à segurança”, afirma o secretário-geral do Programa Latin NCAP, Alejandro Furas.  

  

Boa proteção lateral ao ocupante adulto 

Em relação ao impacto lateral, o veículo ofereceu resguardo fraco no peito do adulto. Ainda assim, a estrutura do Kwid, combinada com o airbag  lateral, não causou choques que  resultariam em lesões gravíssimas nos passageiros. Desse modo, conseguiu alcançar as três estrelas na proteção desse ocupante. 

Para as crianças, o Kwid também ofereceu boa proteção nos testes com impactos frontal e lateral, devido, principalmente, ao uso de ancoragens Isofix e Top Tether nas cadeirinhas instaladas. 
  
Os testes indicaram que o modelo da Renault possui uma boa estrutura anti-impactos, melhor, inclusive, que a do Fiat Mobi, Ford Ka e Chevrolet Onix. “O Kwid se destacou por oferecer um nível aceitável de segurança para um carro pequeno e popular. Além disso, atende à norma de segurança lateral preconizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), passando a oferecer segurança bem maior do que a exigida pelas normas brasileiras”, ressalta Alejandro. 

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O secretário ainda afirmou que “o Latin NCAP faz um alerta a todos os governos da América Latina e do Caribe para que adotem, com urgência, os padrões de teste de impactos frontal e lateral da ONU, os padrões de controle eletrônico de estabilidade (ESC) e os requisitos de proteção a pedestres. “Enquanto isso, solicitamos que os testes do Latin NCAP sejam obrigatórios para todos os modelos do mercado, permitindo aos consumidores contar com informação clara sobre a segurança oferecida pelo carro que planejam comprar”, destaca.

De acordo com Sérgio Mardirossian, gerente do Centro de Competências em Produtos e Serviços (CCPS) da PROTESTE, esse resultado dá mais uma opção de compra ao consumidor brasileiro que busca um veículo. "Por cerca de R$ 30 mil, é possível adquirir um carro mais seguro”, salienta. 

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Ricardo Morales Rubio, presidente da Comissão Diretiva do Latin NCAP, acredita que o resultado positivo do Kwid é outro claro exemplo da força dos consumidores. “Elogiamos a Renault por proporcionar melhor segurança, antes e além das regulações governamentais da América Latina e do Caribe. Esse resultado demonstra que os consumidores estão levando em conta os níveis de segurança dos automóveis quando compram um novo carro”, finaliza.
 
 
Ford KA
Ford KA
Ford KA

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