Notícia

Saiba como dirigir com segurança sob neblina

31 julho 2013

Neblinas podem ocorrer em pontos de variação de temperatura, como na subida de serras, nos vales e perto de lagos e rios, por isso é preciso atenção para evitar acidentes. Confira algumas dicas para não passar por contratempos e dirigir com segurança.

A neblina pode apresentar-se de várias formas. Sutil e leve, permitindo a visibilidade por centenas de metros ou densa o suficiente para limitar a visibilidade a alguns metros exigindo a reação rápida do motorista. A madrugada e o período entre o entardecer e início da noite são os momentos de maior incidência. Qualquer neblina no período noturno torna a viagem potencialmente mais perigosa devido à dificuldade de se definir sua intensidade, extensão e variação.

Siga as nossas dicas para realizar uma direção com segurança:

  • Fique atento tanto a veículos mais lentos à frente quanto a veículos que poderão vir atrás sem reduzir a velocidade. Nesses casos não use a buzina e/ou faróis para chamar a atenção.
  • A neblina molha a pista e caso haja óleo, pode formar uma emulsão que vai diminuir a aderência entre o pneu e o asfalto. Qualquer freada ou movimento brusco da direção pode gerar falta aderência dos pneus com a pista, e consequentemente a perda de controle do veículo.
  • Se ficar difícil de enxergar as lanternas do veículo à frente, é sinal que a neblina está ficando mais espessa. Diminua a velocidade com cuidado para que o veículo que vem atrás faça o mesmo. Caso haja necessidade de parada, nunca faça no acostamento. Procure algum abrigo ou estacionamento.
  • Use os faróis baixos. Nunca use os faróis altos.
  • O farol traseiro de neblina é um caso à parte. É a luz que muitos carros só têm do lado esquerdo. Eles somente devem ser usados em caso de neblina. São muito fortes para outras situações.
  • Em condições de neblina evite ultrapassagens e, se tiver de fazê-las, assegure-se de controlar as distâncias e a visibilidade.
  • Acidentes em condição de neblina geralmente têm altos índices de vítimas e grande número de veículos envolvidos, dada à falta de visibilidade e aderência. Seguir um ônibus de linha regular com uma boa distância de segurança pode ser uma ideia interessante, pois eles normalmente conhecem o trajeto e suas condições. 

Confira nos artigos ao lado dicas sobre direção noturna e na chuva.