Após realizar os testes de segurança o Fiat Toro, a terceira série de resultados do Latin NCAP de 2018 traz, hoje, resultados decepcionantes acerca do Renault Sandero/Logan e o bom rendimento obtido pelo Mitsubishi Eclipse Cross, que tem previsão de chegada em novembro de 2018.
Enquanto o Eclipse Cross conquistou cinco estrelas para a Proteção do Ocupante Adulto e três estrelas para a Proteção do Ocupante Infantil (tendo sido aprovado, também, no teste de Controle Eletrônico de Estabilidade - ESC), o carro da montadora francesa conseguiu apenas uma estrela para a proteção do ocupante adulto e três para a proteção infantil.
Em testes de impacto frontal e lateral, o Sandero/Logan se saiu muito mal e obteve uma proteção pobre na região peitoral do motorista. Isso explica a única estrela para a Proteção de Ocupante Adulto obtida pelo modelo da Renault.
O que chamou a bastante atenção foi o baixo rendimento no teste de impacto lateral. Isso porque, embora o veículo conte com barras laterais nas portas, a falta de uma estrutura de melhor desempenho e dispositivos de absorção de energia provocaram uma nota baixa também neste critério.
Vale citar ainda que o Sandero/Logan não oferece cintos de três pontos em todos os bancos e nem possui ancoragens ISOFIX, de forma padrão. Esse fato surpreende visto que o modelo padrão do Sandero, lançado na África do Sul e testado pelo Global NCAP, possui ambos os equipamentos.
Após os testes, assim como a Chevrolet fez com o Ônix, a Renault confirmou que irá melhorar o desempenho de segurança do Sandero/Logan.
Para Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, “é uma enorme preocupação para o Latin NCAP que um dos modelos mais vendidos na região, como é o Sandero/Logan, ofereça um nível de proteção tão baixo, que não possua ESC e tenha uma proteção mínima contra impactos laterais.”
Ainda de acordo com Furas, o trabalho da Latin NCap demonstrou que testar modelos e publicar os resultados, para informar adequadamente os consumidores, é a ferramenta mais poderosa e eficiente, e que isso impulsiona o mercado latino-americano a contar com carros mais seguros, antes mesmo de regulamentações governamentais.
Ele complementa ainda dizendo que os governos deveriam impulsionar e criar incentivos para todos os carros contarem com tecnologias de segurança ativa, como o ESC e frenagem autônoma de emergência, visando com isso acelerar a mudança em direção a carros mais seguros.
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Por fim, Ricardo Morales Rúbio, Presidente da Comissão Diretiva do Latin NCAP, destacou ainda a conseqüência da falta dessas regulamentações governamentais mais sólidas.
Para ele, a falta delas faz com que “os carros mais vendidos ainda obtenham resultados decepcionantes, sendo isso inaceitável para os consumidores.”
Conheça melhor a Latin NCAP e como a entidade realiza seus testes!
O Latin NCAP utiliza métodos de ensaio internacionalmente reconhecidos e qualifica entre 0 e 5 estrelas a proteção oferecida pelos veículos para ocupantes adultos e crianças.
Quanto mais seguro o carro, mais estrelas ele recebe. O Latin NCAP começou em 2010 como uma iniciativa e em 2014 foi criada como uma associação, no âmbito de uma entidade jurídica.
A avaliação e a publicação de seus resultados são as ferramentas poderosas e eficientes para melhorar a segurança dos veículos no mercado da América Latina e do Caribe, antes e além de qualquer regulação governamental regional.
Ao realizar os testes, a Latin NCAP oferece aos consumidores as informações necessárias acerca da segurança proporcionada pelos modelos vendidos no mercado, auxiliando assim na decisão de compra.
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