Se você tem um Palio ou um Grand Siena fabricado em 2012 ou um Uno produzido entre 2010 e 2012, já pode atender ao novo recall da Fiat, que iniciou na segunda-feira, 15 de janeiro. A empresa detectou a possibilidade de degradação do deflagrador do airbag causada pela eventual exposição do carro a variações altas de temperatura ou umidade absoluta durante um longo período.
Segundo a companhia, “em caso de colisão que resulte no acionamento do airbag, poderá ocorrer a ruptura de seu deflagrador devido a uma excessiva pressão interna, provocando a dispersão de fragmentos metálicos com potenciais danos físicos graves ou até mesmo fatais aos ocupantes do veículo”. Em função disso, a empresa convocou os proprietários desses veículos a comparecerem a concessionárias ou oficinas credenciadas para realizarem o devido conserto.
Confira os anos e os chassis (últimos sete dígitos) dos carros com a falha:
Uno
Unidades fabricadas entre 2010 e 2012
Chassis de 0000002 a 0301030
Palio
Unidades fabricadas em 2012
Chassis de 2000001 a 4000021
Grand Siena
Unidades produzidas em 2012
Chassis de 3000001 a 3000262
Você pode agendar o reparo - gratuito - em qualquer concessionária da Fiat ou oficina credenciada em todo o país. Segundo a companhia, o serviço dura cerca de duas horas, Qualquer outra dúvida pode ser esclarecida pela Central de Serviços ao Cliente FIAT, pelo telefone 0800-707-1000.
Atenção aos comunicados
Se você é proprietário de um veículo, moto, caminhão ou até bicicleta de qualquer marca, deve estar sempre atento às notícias sobre segurança automotiva ou acessar com frequência os sites dos fabricantes, do Ministério da Justiça, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e acompanhar o noticiário na TV ou no rádio. São em meios como esses que os recalls são divulgados.
Mesmo que não haja prazo para o conserto, procure levar seu automóvel para fazer a devida correção o quanto antes, já que o que está em jogo é a sua segurança e a de outras pessoas,
Exija o comprovante do conserto feito
Na concessionária, exija e guarde o comprovante de que a correção foi feita. Isso porque, se o problema persistir, você terá como reclamar novamente junto à fabricante. Caso queira vender o carro futuramente, deverá entregar o documento ao comprador. E, se quiser adquirir um veículo usado, verifique se já foi convocado pela fabricante ou montadora a fazer um conserto e repasse o comprovante ao vendedor.