Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Melhoria da Ford Ranger leva picape a alcançar mais estrelas na segurança de adultos

Modelo comercializado no Brasil teve a produção atualizada a partir de dezembro de 2019

 

13 dezembro 2019 |
Ranger ganha mais estrelas teste

A Ford Ranger, comercializada no Brasil, alcançou mais estrelas após passar por uma atualização de sua produção, a partir de dezembro de 2019. Sua classificação de segurança passou de três para quatro estrelas para a proteção de ocupantes adultos na avaliação da Latin NCAP. A picape foi avaliada em 2016 e na ocasião recebeu três estrelas para o mesmo quesito e quatro estrelas para a proteção de passageiros crianças. A ausência de Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) de acordo com a exigência do Latin NCAP não permitiu que a Ranger atingisse classificações mais altas. 

A nova produção da Ranger atualizada cumpre agora os requisitos de disponibilidade do ESC, conforme exige a Latin NCAP. Após nova avaliação do Latin NCAP, a classificação da Ranger foi aprimorada na segurança de adultos. 

Mais avaliações

Fabricado na China e à venda principalmente no México, o Chevrolet New Aveo também foi atualizado e alcançou três estrelas para a proteção de passageiros adultos e quatro estrelas para a proteção de passageiros infantis. 

O modelo foi avaliado em 2018 e atingiu duas estrelas para a segurança de adultos e quatro estrelas na proteção de ocupantes crianças. Ano passado, o Lembrete de Aviso do Uso do Cinto de Segurança (SBR) não atendia aos requisitos do Latin NCAP, o que resultou em duas estrelas para a segurança de adultos. 

Com a nova produção a partir de maio de 2019 e do VIN LSGHD52H1KD125807, o novo modelo Aveo, de 2020 em diante, foi atualizado com melhora nas condições do SBR, o que permitiu ganhar as três estrelas para a proteção de adultos. 

Chevrolet New Aveo

Também em 2018, o Latin NCAP avaliou o Mitsubishi Eclipse Cross, que recebeu cinco estrelas no quesito proteção de ocupantes adultos e três estrelas para a segurança das crianças em batidas, com base no equipamento de segurança padrão de sete airbags e ESC. 

Depois identificar que algumas unidades do modelo estão sendo vendidas na região sem os airbags laterais básicos, o Latin NCAP decidiu fazer uma nova avaliação e reduziu a classificação desse modelo para um cenário com apenas airbags dianteiros. A reavaliação indicou a nova classificação do Mitsubishi Eclipse Cross para quatro estrelas na segurança de ocupantes adultos e três estrelas para a proteção dos passageiros crianças.

Assim que o Latin NCAP verificar que o equipamento mínimo de segurança padrão oferecido em todos os mercados do Latin NCAP é de sete airbags, o resultado publicado anteriormente será refeito. Após o recente resultado zero estrela da L200 que acabou de ser publicado, os importadores da Mitsubishi declararam oficialmente que os veículos L200 com dois airbags e ABS "cumprem os regulamentos locais e que a segurança é a principal prioridade da Mitsubishi". 

Os atuais protocolos do Latin NCAP definem que esse equipamento não permitiria um resultado com mais de três estrelas, e a partir de 2020, provavelmente, não mais que duas estrelas. Como os representantes da Mitsubishi afirmam que a maior prioridade é a segurança, o Latin NCAP espera que eles ajam de acordo e façam o mesmo que a Toyota, por exemplo, que tem cinco estrelas com a Hilux, ou a Chevrolet com o Novo Ônix. Nos dois casos, e em muitos outros, são oferecidos níveis de segurança padrão que excedem os regulamentos locais.

Mitsubishi Eclipse Cross cinco estrelas

O Latin NCAP recomenda que os consumidores da região comprem apenas veículos que ofereçam ESC.

"Está provado que a demanda do consumidor, especialmente as frotas, está mudando rapidamente o mercado em direção a carros mais seguros para níveis mais acessíveis e sem atritos políticos. Apelamos à Ford para melhorar o equipamento de segurança padrão da Ranger e imitar as cinco estrelas da Toyota Hilux. Também esperamos ver em breve uma melhoria no New Aveo em um nível de cinco estrelas como o New Ônix. A vigilância do mercado é absolutamente relevante e quando os fabricantes alteram as especificações de segurança de seus veículos, o Latin NCAP é forçado a atualizar o resultado desse veículo."

Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP

Sobre a Latin NCAP

O Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP) foi lançado em 2010 para desenvolver um sistema regional independente de testes de colisão de veículos e de qualificação de segurança na região. O Latin NCAP replica programas de testes de consumidores similares desenvolvidos nos últimos trinta anos na América do Norte, na Europa, na Ásia e na Austrália, que demonstraram ser muito eficazes na melhora da segurança dos veículos. Desde 2010, o Latin NCAP vem publicado os resultados de mais de 120 veículos em dez fases de teste. 

O Latin NCAP agradece o apoio recebido pelo Global New Car Assessment Programme (Global NCAP), pelo International Consumers Research and Testing (ICRT), pela FIA Foundation, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Bloomberg Philanthropies Global Road Safety Initiative.

O Latin NCAP é membro associado do Global NCAP e apoia o Decênio de Ação das Nações Unidas para a Segurança Viária 2011-2020, especialmente o pilar referido ao veículo do Plano Mundial e à iniciativa Stop the Crash. 

Leia também

teste cadeirinha batida lateral
onix

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.