Notícia

Toyota fará recall de tapete do Corolla

26 abril 2010

26 abril 2010

PROTESTE orienta a enviar o veículo para verificação o quanto antes para evitar risco de acidente de consumo.

A PROTESTE Associação de Consumidores orienta os proprietários do Corolla fabricado pela Toyota a partir de abril de 2008, a fazer contato com a empresa para verificar se não há risco com o sistema de fixação do tapete no assoalho do veículo.  É um cuidado importante, para evitar acidente de consumo, mesmo que a empresa ainda não tenha anunciado a data do recall , que deverá envolver mais de 100 mil veículos.

Na semana passada, as concessionárias Toyota em Minas Gerais suspenderam as vendas do Corolla, como havia determinado o Procon estadual. A decisão administrativa do Procon de Minas, que é vinculado ao Ministério Público, baseou-se nos relatos de consumidores de Belo Horizonte cujos veículos tiveram problemas de aceleração repentina e involuntária.

Após a suspensão da venda a Toyota reconheceu o risco oferecido pela falta de fixação do tapete ao assoalho e se comprometeu a adotar todos os procedimentos exigidos no Código de Defesa do Consumidor para a realização do recall, no caso específico da aceleração involuntária.

Em um dos acidentes, houve perda total do veículo, e a condutora sofreu ferimentos leves. Os problemas teriam ocorrido porque o tapete do veículo deslizou e travou o acelerador. Os tapetes estariam sem a presilha que os fixa ao assoalho.

A empresa informou, em nota divulgada que "constatou que o mau posicionamento ou instalação incorreta do acessório genuíno, tapete do motorista, bem como o uso de tapete não genuíno incompatível com o projeto do veículo, pode afetar o retorno do pedal do acelerador".

Nos Estados Unidos o modelo já foi alvo de um recall por defeito no pedal do acelerador, há menos de um mês, e agora há reclamações sobre a direção do veículo. Nos últimos meses, a montadora promoveu recall de mais de 8 milhões de unidades no mundo, inclusive para a troca de tapetes.

A Toyota no Brasil diz que está empenhada no esclarecimento e orientação correta aos seus clientes quanto ao uso do tapete. A empresa informou ainda que o procedimento vai servir para verificação completa.

A Toyota se comprometeu ainda a colocar o tapete como item de série no Corolla e orientou as concessionárias a não comercializarem mais tapetes que não sejam originais. o procedimento valerá para os modelos produzidos a partir de abril de 2008 até hoje.

Até agora, o item era opcional, e muitos consumidores adquiriram tapetes que não eram próprios para o modelo. Os novos Corolla virão ainda com um adesivo no para-brisa alertando para o risco em caso de deslocamento do tapete.


Imprimir Enviar a um amigo