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Up! tem cinco estrelas no Latin NCAP

13 janeiro 2014

13 janeiro 2014

Compacto da Volkswagen se destacou pela utilização do sistema Isofix em rodada de avaliação, em testes que simulam colisão frontal a 64 km/h e impacto lateral a 50 km/h.

Uma boa notícia para os consumidores brasileiros, o Volkswagen Up!, que será lançado em fevereiro, foi o segundo veículo nacional a obter a classificação máxima de cinco estrelas para adultos no Programa de Avaliação de Carros Novos da América Latina (Latin NCAP), do qual a PROTESTE é parceira. 

O carro também obteve a classificação quatro estrelas para a segurança das crianças, depois de ser aprovado em dois testes de colisão: impacto frontal a 64 km/h e impacto lateral a 50 km/h. As duas classificações representam, em conjunto, a melhor combinação de resultados já divulgados pelo Latin NCAP. No VW Up, a utilização das ancoragens superiores para os sistemas de retenção infantil Isofix contribuíram para o bom desempenho do carro na proteção da criança.

No teste anterior, divulgado em novembro do ano passado, os carros que receberam a pontuação máxima para a segurança do adulto foram o Ford EcoSport, fabricado no Brasil, Ford Focus, fabricado na Argentina e o VW Jetta, fabricado no México. 

“Os novos resultados para a proteção das crianças são um avanço e mostram a importância do uso do sistema Isofix nas cadeirinhas”, avalia Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da PROTESTE. 

O Latin NCAP também avaliou o Renault Clio Mio, fabricado na Argentina. O carro teve um desempenho melhor e conseguiu a classificação de três estrelas. No teste anterior, divulgado em julho do ano passado, o veículo obteve a classificação de zero estrela para a segurança do adulto e de uma estrela para a segurança da criança. Devido ao decepcionante resultado, a Renault melhorou o modelo, acrescentando airbags e reforçando a porta do motorista. 

“O Latin NCAP está satisfeito com a melhoria da Renault em relação ao desempenho da segurança do Clio Mio depois de seu resultado ruim de zero estrela obtido no ano passado. A melhoria na estrutura e a instalação de airbags, contribuíram para o avanço na classificação de três estrelas para a segurança do adulto. A ação realizada pela Renault comprova a efetividade do Latin NCAP para incrementar os níveis de segurança nos veículos à venda na região, demonstrando os benefícios da cooperação com os fabricantes de carros”, avalia Alejandro Furas, diretor técnico do Global NCAP.  

Veja abaixo os parâmetros de realização do teste:

* Teste de colisão frontal: Baseado no desempenho, o carro impacta 40% da dianteira contra uma barreira deformável a 64 km/h. O carro é avaliado com quatro passageiros, sendo dois dummies (bonecos) adultos na frente, um de três anos e outro de um ano e meio no banco de trás, que estão com os sistemas de retenção infantil recomendados pelo fabricante.   

* Teste de impacto lateral: Baseado na regulação 95 da Organização das Nações Unidas (ONU), o carro recebe um impacto lateral por meio de uma barreira deformável montada em um carro padronizado de 850 kg que se desloca a 50km/h. O motorista é o único passageiro do veículo. 

* Isofix: Sigla em inglês para “International Standards Organisation FIX”. Trata-se de uma norma para a instalação de cadeirinhas infantis, visando um processo rápido e simples. É uma ancoragem rígida para as cadeirinhas usadas no carro. O Isofix reduz os erros de instalação do equipamento de segurança, melhorando o desempenho dinâmico. São duas ancoragens inferiores que funcionam junto com uma terceira, que reduz a rotação frontal da cadeirinha em caso de colisões. 


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