Notícia

Volkswagen Golf VII e Seat Ateca: pode confiar quando o assunto é segurança

15 março 2017
latin

15 março 2017
Devido aos resultados satisfatórios, veículos foram os primeiros a angariarem cinco estrelas de acordo com o novo, e mais rígido, protocolo de avaliação do Programa de Avaliação de Carros Novos da América Latina (Latin NCAP). 

A primeira série de resultados do Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP) de 2017 foi divulgada hoje com resultados cinco estrelas para os modelos Volkswagen Golf VII e Seat Ateca. E isso tanto para proteção do ocupante adulto quanto para proteção do ocupante infantil. Os veículos foram os primeiros a conquistarem as cinco estrelas conforme protocolos mais rígidos, que foram introduzidos em 2016. 
Vale destacar ainda que ambos os modelos também foram contemplados com o Latin NCAP Advanced Awards. O prêmio reconhece aqueles modelos cinco estrelas que incluem itens adicionais para prevenção de acidentes, como Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) e tecnologias de proteção de pedestres. 

 

Teste de modelo brasileiro foi ainda mais rígido 
A versão mexicana do Volkswagen Golf VII já havia sido avaliada por meio do protocolo de testes anteriores do Latin NCAP, em 2014. À época, ele ganhou cinco estrelas para proteção do ocupante adulto e para proteção do ocupante infantil. Neste novo teste, foi utilizada uma versão brasileira e o veículo alcançou pontuação máxima. Saiba que, desta vez, as provas do atual protocolo foram ainda mais exigentes: impacto lateral em poste e necessidade de se ter presente o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), por exemplo, foram pontos levados em consideração. O Golf foi também premiado com o Latin NCAP Advanced Award pelo sistema AEB disponibilizado como opcional.
Recentemente lançado na Europa e no México, o Seat Ateca não só conseguiu cinco estrelas para a proteção do ocupante adulto e para a proteção do ocupante infantil, como recebeu dois Latin NCAP Advanced Awards: um pela proteção para pedestres e outro pelo sistema de Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) como opcional. Para a América Latina, o Seat Ateca é equipado com sete airbags, ESC e proteção para pedestres. Esse modelo ainda não está disponível no Brasil. 
Desde o novo protocolo estabelecido em 2016, essa é primeira vez que bons resultados são alcançados em nossa região. E a divulgação deles vem premiar tanto os fabricantes dos veículos, quanto o trabalho realizado pela PROTESTE no Brasil. Em 2015, a PROTESTE lançou a Campanha Carro Sob Controle, em que cobrou a obrigatoriedade da existência do Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) em todos os carros novos lançados no país.
Em 2016, o pedido foi acatado pelas autoridades brasileiras, que transformaram o ESC em item obrigatório em todos os carros novos vendidos no país a partir de 2022. “Apesar de esse tempo ser considerado por nós muito permissivo, entendemos que essa é sim uma vitória da organização no combate pela redução das vítimas de acidentes de transito”, avalia o Gerente de Testes em Produtos e Serviços da PROTESTE, Sergio Mardirossian. 

 

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).


Imprimir Enviar a um amigo