Notícia

Autorrádio no laboratório

22 agosto 2012

22 agosto 2012

Saiba como esses produtos foram analisados.

Selecionamos os modelos mais vendidos no mercado nacional e levamos para o laboratório com o objetivo de verificar os prós e contras de cada um, além de informar qual o rádio que obteve a melhor relação entre custo e benefício.

No total, testamos 15 modelos de som para carro, sendo sete com reprodução de CD e MP3 e oito que reproduzem DVD e MP3. Foram avaliados uma série de quesitos como características e funcionalidades, facilidades de uso e qualidade de som e vídeo. Confira os detalhes de cada item.

Características e funcionalidades: Avaliamos se os produtos possuíam frente removível, conexões com aparelhos de MP3 (como iPod), entradas USB e auxiliar. Nos modelos convencionais, verificamos o botão de variação do volume e se eles tinham capacidade para reproduzir CDs originais e gravados com músicas no formato MP3. Já nos sons com DVD, analisamos o tamanho das telas e o sistema touchscreen.

Facilidades de uso: Inicialmente, verificamos os manuais de instruções e se os rádios possuem frentes removíveis. Depois, analisamos as facilidades para configurar as estações de rádio e como é feita a mudança entre CD e rádio. Em alguns modelos, para realizar essa mudança é preciso acessar um menu, em outros, é mais fácil, há um botão específico para isso. Também verificamos os ajustes de graves e agudos e a resposta dos aparelhos quando pressionávamos algum botão.

Medições: Verificamos a potência de saída em cada canal do aparelho. Fizemos um teste de ruído para quantificar a porcentagem de som que fica limpo sem ruídos. Também medimos a diferença de volume quando o usuário muda da opção de CD para o rádio e do CD para o DVD, quando possível.

Qualidade de som e vídeo: Neste quesito, reproduzimos CDs com músicas de gêneros pop e clássico, como todas as configurações do rádio no padrão de fábrica. Todos os testes foram realizados com as mesmas caixas de som. A mesma avaliação foi realizada com recepção de rádio e na reprodução de DVDs, quando também avaliamos a qualidade da imagem.


Imprimir Enviar a um amigo